" Falamos de políticas públicas, em uma visita em que se marcou uma posição de Santa Catarina com relação ao que a gente pode construir juntos", explicou o governador

O governador Jorginho Mello realizou nesta sexta-feira,12, uma visita oficial à Assembleia da República de Portugal, o equivalente ao Congresso Nacional brasileiro. Ele foi recebido pelo presidente da Casa, José Pedro Aguiar-Branco. A reunião serviu para alinhar a cooperação, buscar oportunidades de parcerias entre Santa Catarina e Portugal, além de fortalecer os laços institucionais. O encontro faz parte da agenda de trabalho da missão internacional no país, que teve início na última segunda-feira, 8.

“Foi um encontro muito respeitoso. Pudemos falar de Santa Catarina, convidá-lo para ir a Santa Catarina. Pudemos trocar ideias sobre algumas particularidades do nosso estado com Portugal. Ele já esteve em Santa Catarina há dez anos. Eu disse a ele que o aeroporto de dez anos atras ele não vai encontrar mais, porque hoje nós temos o melhor aeroporto do Brasil, eleito por quatro vezes. Falamos do voo da TAP, da facilidade que vai trazer. Falamos de políticas públicas, em uma visita em que se marcou uma posição de Santa Catarina com relação ao que a gente pode construir junto, como relações comerciais, visitas de empresários e investidores”, explicou o governador Jorginho Mello.

A Assembleia da República de Portugal funciona em caráter unicameral, ou seja, apenas uma casa parlamentar. É diferente do Brasil, onde o Congresso Nacional é dividido entre Câmara dos Deputados e Senado Federal.

Missão Internacional

Desde o começo da semana, a comitiva catarinense liderada pelo governador Jorginho Mello tem realizado encontros e reuniões para atrair investimentos e consolidar parcerias com os europeus. O grupo vem buscando oportunidades de investimentos nas áreas de Turismo, Logística, Saúde e Segurança Pública, além de relações políticas e empresariais. Durante todo o período, Santa Catarina tem encontrado portas abertas e grande interesse dos anfitriões portugueses.

“Isso eleva o nome de Santa Catarina, o mundo passa a conhecer – via Portugal e toda a Europa – a potencialidade que nós de Santa Catarina temos. Porque quando a gente fala do estado, a gente fala com muito orgulho. Essa projeção para o mundo, essa possibilidade de atrair investimos e parcerias, acordos que nós firmamos aqui, isso faz com que a gente esteja no patamar junto com os melhores países e estados do mundo. E Santa Catarina tem esse predicado. A gente está fazendo uma agenda muito extensa, falando com pessoas muito importantes, pessoas que decidem. Isso é muito enriquecedor para preencher todos os anseios que a viagem nos permite”, comemorou Jorginho Mello.