
Em protesto contra feminicídios, deputada Luciane Carminatti (PT) organiza ato na Alesc

-
Os números de violência contra a mulher são da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Estado de Santa Catarina (SSP/SC) (Fotos: Reprodução)
Com 51 mulheres assassinadas em 2024, parlamentar convoca intervenção para esta quarta-feira, 19
Diante do cenário de constante violência contra mulheres em Santa Catarina, a deputada estadual Luciane Carminatti (PT) promoverá uma intervenção pública amanhã, dia 19, às 9h, no hall da Assembleia Legislativa (Alesc).
O ato busca chamar atenção para os alarmantes números de feminicídios no estado — 51 mulheres foram assassinadas em 2024. No mesmo período, o Judiciário catarinense expediu aproximadamente 30 mil medidas protetivas.
"Estamos vivendo uma verdadeira epidemia de violência. Cada número representa uma mãe, filha ou irmã brutalmente assassinada, frequentemente por quem deveria protegê-la", afirma.
Principal voz na defesa dos direitos das mulheres no Legislativo, Luciane tem capitaneado projetos de lei e políticas públicas voltadas ao enfrentamento da violência de gênero e à proteção das vítimas.
Entre suas iniciativas estão a ampliação da rede de acolhimento, o fortalecimento dos mecanismos de denúncia e a implementação de programas educativos de prevenção à violência doméstica nas escolas estaduais.
A deputada convoca mulheres a participarem do ato vestindo preto, em sinal de luto pelas vítimas. "Precisamos transformar a indignação em ação concreta. Não podemos normalizar esses números ou tratá-los como mera estatística", ressaltou.
Dados da violência contra a mulher em SC
De janeiro/2024 a dezembro/2024
Feminicídio 51
Lesão corporal dolosa (registros) 12.892
Estupro (registros) 528
Ameaça (registros) 35.093
Medidas protetivas requeridas 30.234
Janeiro e fevereiro 2025
Feminicídio 8
Estupro (registros) 81
Ameaça (registros) 6.049
Exposição
Uma exposição organizada pelo Observatório da Violência contra a Mulher (OVM) foi aberta ao público nesta terça-feira, 18, no Hall da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
A mostra apresenta dados sobre a violência contra mulheres registrados em 2024, além de informações sobre a atuação do próprio Observatório, instituição que monitora estatísticas relacionadas ao tema em Santa Catarina.
*Os números de violência contra a mulher são da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Estado de Santa Catarina (SSP/SC). Os indicadores de medidas protetivas são do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (TJSC. Esses dados estão compilados no site do Observatório da Violência contra a Mulher.
Tags
- assembleia
- Feminicídio
- mulheres
- política
- Protesto
- ri
Deixe seu comentário