A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) lançou na última terça (12/11), a Frente Parlamentar de Apoio ao Microcrédito e às Microfinanças.

Coordenada pelo deputado estadual Mário Motta (PSD), o colegiado tem como objetivo ampliar o acesso ao microcrédito no estado, especialmente para microempresas, pequenos negócios e microempreendedores individuais.

A Frente Parlamentar busca articular junto ao Governo do Estado e a instituições de fomento a criação de políticas públicas que possibilitem o crescimento e a formalização de empreendimentos de pequeno porte, para promover a geração de empregos e fortalecer a economia catarinense. O coordenador ressaltou a importância do trabalho colaborativo entre os parlamentares, as entidades de apoio ao microcrédito e os empreendedores locais.

“A criação desta Frente Parlamentar é um marco importante para garantir mais acesso ao crédito e às microfinanças, especialmente aos pequenos empreendedores que, muitas vezes, não encontram alternativas de financiamento nos grandes bancos. O Banco da Família tem sido um exemplo de como a solidariedade e a inclusão financeira podem transformar vidas e fortalecer comunidades”, destaca o deputado Mário Motta.

O ato aconteceu em Lages, durante a edição do programa Alesc Itinerante. A iniciativa foi construída em colaboração com o Banco da Família, uma instituição lageana reconhecida como a terceira maior de microfinanças do mundo e a primeira no Brasil, tendo já concedido mais de R$ 2,7 bilhões em crédito para quase 2 milhões de pessoas. O Banco da Família trabalha na inclusão financeira e no desenvolvimento social, com foco em pequenos empreendedores e comunidades carentes. A presidente Isabel Baggio, em seu discurso, falou sobre como o microcrédito pode proporcionar uma nova perspectiva de crescimento e sustentabilidade para diversas famílias catarinenses.

Parcerias estratégicas

Além da presença de Isabel Baggio, o evento contou com a participação do diretor superintendente do Banco do Empreendedor, Luiz Carlos Floriani, outra instituição que se destaca no cenário do microcrédito em Santa Catarina. No evento, Floriani também ressaltou a importância da Frente Parlamentar como um elo entre as instituições financeiras, o poder público e os pequenos empresários.

O colegiado atuará na articulação de políticas públicas e no estabelecimento de um diálogo constante entre os legisladores, o setor financeiro e os empreendedores. A intenção é criar condições para que os pequenos negócios consigam crescer, gerar mais empregos e contribuir para o desenvolvimento econômico de Santa Catarina, especialmente em tempos de desafios econômicos. Assinaram a criação da Frente Parlamentar, também, os deputados Alex Brasil (PL), Fabiano da Luz (PT), Fernando Krelling (MDB), Zé Caramori (PSD), Marcius Machado (PL), Matheus Cadorin (Novo) e Tiago Zilli (MDB).