O evento foi conduzido pelo coordenador do Fórum, deputado federal Valdir Cobalchini (MDB)

Assim como no encontro em Itajai, a  BR-101 e as alternativas para melhorar a mobilidade na Grande Florianópolis foram os principais temas discutidos pelo Fórum Parlamentar Catarinense, realizado na tarde de sexta-feira (19), em São José.

O evento foi conduzido pelo coordenador do Fórum, deputado federal Valdir Cobalchini (MDB) e contou com a presença do senador Esperidião Amin (Progressistas), das deputadas federais Carla Ayres (PT) e Geovania de Sá (PSDB); do deputado estadual Camilo Martins (Podemos), além de prefeitos, vereadores e representantes de entidades e da sociedade civil organizada. O prefeito e Florianópolis, Topazio Neto, e o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, marcaram presença 

Única representante da Grande Florianópolis na Câmara Federal, a deputada Carla Ayres (PT) destacou a importância que o Contorno Viário terá para a população da região metropolitana e o fato de Santa Catarina voltar a receber grandes investimentos em infraestrutura por parte do Governo Federal.

O Fórum Parlamentar Catarinense chegou à Grande Florianópolis, após passar por cidades como Chapecó, Caçador, Blumenau, Itajaí, Lages, Criciúma e Joinville. Em cada região, foram discutidas as principais demandas da população e na Grande Florianópolis as soluções para a mobilidade foram amplamente debatidas no encontro.

Carla Ayres  apontou melhorias e investimentos que se fazem necessárias para assegurar uma melhor qualidade de vida à população e reduzir os custos operacionais das empresas da região: “A inauguração do Contorno Viário é importantíssima, mas os municípios também precisam fazer a sua parte, buscando em conjunto alternativas de melhorias na mobilidade da Grande Florianópolis. R$ 10 milhões foram gastos na elaboração do Plamus (Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis) nós precisamos colocar esse plano em prática a partir de agora, porque sozinho o Contorno Viário não será suficiente para resolver todos os problemas”, ressaltou a deputada.