Restrição tem impacto negativo na produtividade e competitividade do setor

O deputado estadual Oscar Gutz (PL) cumpre agenda em Brasília nesta quarta-feira (17), onde participa de reuniões no Ministério da Agricultura, Ministério dos Transportes e com parlamentares catarinenses para apresentar o relatório das audiências públicas que foram realizadas em Santa Catarina para discutir o tráfego de máquinas e equipamentos agrícolas em rodovias.

A proibição atual, estabelecida pelo Código Brasileiro de Trânsito (CTB), impede o tráfego de máquinas agrícolas em rodovias, o que muitas vezes obriga os agricultores a percorrerem trajetos secundários ou a recorrer a carretas especiais para transportar seus equipamentos entre as áreas de cultivo. Essa restrição tem impacto negativo na produtividade e competitividade do setor, uma vez que as estradas secundárias nem sempre oferecem boas condições e os trajetos alternativos podem ser mais longos.

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina, através de proposição do deputado Oscar Gutz, realizou seis audiências públicas em todas as regiões do estado. Campos Novos, Papanduva, Abelardo Luz, Sombrio, Ituporanga e Campo Erê foram os municípios onde as reuniões ocorreram.

De acordo com Gutz, os agricultores participaram e levaram uma série de sugestões. “Foram centenas de pessoas que participaram dos nossos encontros. Reunimos todas as sugestões e formalizamos esse documento que agora estamos entregando para os deputados federais, senadores e aos técnicos dos ministérios competentes que vão discutir essa pauta importante”, destaca.

Acompanha o deputado Oscar em Brasília, o deputado Altair Silva (PP), que preside a comissão de agricultura na Alesc.