A cerimônia de abertura foi marcada pelos discursos reforçando a importância de manter a cultura e as tradições gaúchas, principalmente nos rodeios

Na noite de terça-feira (30), foi realizada a abertura oficial do 51° Rodeio Nacional do CTG Os Praianos, com a presença de autoridades, patrocinadores, imprensa, competidores e público presente nas arquibancadas da cancha de laço Artur Adelino Albanas, do Centro de Tradições Gaúcha Os Praianos, em São José (SC).

A cerimônia foi marcada pelos discursos reforçando a importância de manter a cultura e as tradições gaúchas, principalmente nos rodeios, que reúnem as famílias, passando os valores do tradicionalismo entre as gerações.

“É com imenso orgulho que nos reunimos aqui, nesta cancha de laço, para celebrar não apenas a bravura e habilidade dos nossos competidores, mas também a rica tradição cultural gaúcha que este evento tão majestosamente representa”, anunciou o xirú das falas, Valdeci Motta, convidando em seguida os membros da patronagem e do conselho de vaqueanos, autoridades, patrocinadores autoridades e patrocinadores para o centro da cancha de laço. Motta fez um convite e referência especial as esposas, prendas e todas as mulheres presentes, “que lado a lado fazem essa parceria, essa grandeza de apoiar a tradição”.

Cavaleiros adentraram a cancha carregando as bandeiras do Brasil, de Santa Catarina, São José, dos Praianos e dos patrocinadores: AM Construções, Brasil atacadista, Casas da Água, Divicom, DVA Veículos, Supermercado Imperatriz, LVC Log, Madeireira Kremer, NDTV, Oilson, Ok Cosméticos, Prefeitura de São José, Prellog, Sicoob, Suprema Agrozaca e Vieira Materiais de Construção.

Peões da seleção de laço comprido que se consagrou campeã brasileira na modalidade sob o comando do capitão Daniel Cunha, participaram da cerimônia, entre eles Raniely Prevê, Gabriel Albanaes, Mateus Silva, Filipe Cavalheiro, Henrique Neto, Gracilio Montibeller e Benício Warmeling.

Para reforçar a preocupação do CTG Os Praianos com a acessibilidade, o peão com Transtorno do Espectro Autista, Eliser, que cavalgou com a bandeira do movimento autista. Elieser irá participar das provas campeiras, pelo CTG Os Praianos. “Nós temos aqui no CTG uma ação de conscientização para essa causa nobre de respeito, empatia e amor”, informou o sota capataz, Adauto Costa.

No seu discurso, Almir Mirinho da Silva, presidente do Conselho de Vaqueanos, agradeceu aos fundadores, ex-patrões, e à atual patronagem por seu empenho no evento. Ele ressaltou a importância dos patrocinadores e o apoio contínuo da Prefeitura e do Legislativo, além de elogiar os competidores do Rodeio Artístico. Mirinho destacou que o verdadeiro prêmio não é financeiro, mas o troféu, simbolizando prestígio e tradição. Ele encerrou agradecendo a todos que contribuíram para o sucesso do Rodeio dos Praianos.

Alex Correa, presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho de Santa Catarina, destacou o papel crucial da organização na preservação da cultura gaúcha. Atualmente, a organização conta com mais de 45 mil associados e 502 CTGs ativos. Correa enfatizou a importância de cada membro da comunidade, desde as crianças até os adultos, na manutenção das tradições, vestindo com orgulho a bota, a bombacha, o lenço colorado e o ximango. "O MTG somos todos nós, unidos no compromisso de manter viva a tradição gaúcha", concluiu.

Chapecó

Já o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, elogiou a tradição e a importância do evento. Ele destacou o rodeio como o maior de Santa Catarina, ressaltando seu papel não só na preservação da tradição, mas também na promoção do turismo estadual. Rodrigues salientou que o rodeio é uma celebração que envolve toda a família e enalteceu Os Praianos como um exemplo. "É uma alegria estar aqui. Em Chapecó, nosso orgulho é ter vários CTGs, mas Os Praianos é uma marca gigante", disse ele, enfatizando o orgulho de Chapecó em prestigiar o evento.

O vereador de São José, Mauro Henrique da Silva, sócio patrimonial do CTG Os Praianos, falou representando todos os vereadores do município. Ele enalteceu o trabalho de quem atua nos bastidores e, principalmente, o pessoal da limpeza, da segurança e da saúde que estão sempre a postos para ajudar. Por último disse que o Legislativo está a disposição do CTG para receber projetos e para ajudar e contribuir no que for possível nessas propostas visando o bem da sociedade.

O prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila, também se pronunciou na solenidade de abertura. “Nosso Rodeio é o maior evento da cidade e é de fundamental importância cultural, social e econômica. A prefeitura sempre ajudou, e tem que ajudar ainda mais, pois quem ganha é a população e o município. É um evento muito grande, feito com muitas mãos e tem o empenho de muita gente”.

Rafael Nogueira Alves Tavares da Silva, presidente da Fundação Catarinense de Cultura, representando o governador Jorginho Melo e encerrou as falas das autoridades convidadas. expressando o orgulho da fundação em preservar tradições e participar do evento. “Um evento assim movimenta extraordinariamente a economia, e o mais importante, cultua e mantem a tradição”, afirmou.

O patrão do CTG Os Praianos, Dimas Oliveira, manifestou seu orgulho de receber a todos para celebrar não apenas a bravura e habilidade dos competidores, mas também a herança recebida. “Que a chama da nossa tradição nunca se apague. Declaro aberto o 51º Rodeio Nacional do CTG Os Praianos”.

A cerimônia também se destacou pela união e fé, marcada pela entrega da imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e dos rodeios, a Dimas Oliveira, patrão do CTG. A imagem, um símbolo de proteção e esperança, foi carregada pelo Bruxo dos Potros, que também fará uma apresentação especial durante o rodeio. A imagem de São José foi igualmente homenageada e adentrou a cancha de laço carregada peões e prendas mirins e membros da invernada artística.

Após a abertura, na cancha de laço, o público pôde apreciar a habilidade e destreza dos competidores, com a sequência da gineteada em mulas que proporcionou emoção e adrenalina. A área de exposição e as apresentações artísticas complementaram a atmosfera festiva.

Israel e Rodolffo agitaram o público do rodeio na véspera de feriado

O show de Israel e Rodolffo foi um dos destaques da véspera de feriado do 51º Rodeio Nacional do CTG Os Praianos, proporcionando uma noite inesquecível para os fãs da música sertaneja. A dupla subiu ao palco com uma energia contagiante, apresentando seus grandes sucessos, como "Batom de Cereja" e "Bombomzinho", que levaram o público ao delírio. A performance foi acompanhada de um espetacular show de luzes, fogos e papel picado, criando uma atmosfera vibrante e festiva. Essa combinação de música popular e uma produção visual impressionante certamente marcou a noite como um dos momentos mais memoráveis do evento.

Mayk e Rey, com canções como "Cuida de Mim" e "Louka Louka", confirmaram seu talento, celebrado em apresentações com grandes nomes do sertanejo e aqueceram o público. E para finalizar a noite, o Grupo Raça Fandangueira de São José, seguiu o arrasta pé com ritmo contagiante da vanera pop, garantindo que ninguém ficasse parado até o amanhecer.

Com uma programação tão diversificada e emocionante, o 51º Rodeio Nacional do CTG Os Praianos prova ser uma grande festa de celebração da cultura gaúcha, prometendo mais dias de muita alegria e tradição até seu encerramento.

Confira a programação dos próximos dias.


02 DE MAIO DE 2024

14h: Laço Peão Letrado

– Após Laço Irmãos

– Após Laço Quarentão

– Continuação da Taça Cidade

17h: Abertura dos Portões

21h: Espetáculo de Danças Folclóricas com Os Garroneiros

21h30: Espetáculo de Danças Folclóricas com a Invernada CTG Os Praianos (Palco Cultural – Lona)

21h: Show Nativista com Ricardo Portto e Grupo (Palco Arena Cultural)

00h às 02h: Baile Show com Banda Tome Amor (Palco Arena Cultural)

02h às 04h: Show Baile com Paulinho Mocelin (Palco Arena Cultural)

04h: Encerramento

03 DE MAIO DE 2024

8h – Paleteada | 30 duplas limitadas.

– Dupla OFICIAL | 200 fichas limitadas.

16h: Abertura dos portões

19h: Show – Gabriel Reis (Palco Cultural Lona)

20h: Gineteada | limitada em 40 inscrições

20h: Danças Típicas com Grupo CTG Os Praianos (Palco Arena Cultural)

20h às 22h: Show Baile com William Farias Vargas e Grupo Saragaço (Palco Arena Cultural)

22h às 00h: Show Baile com Tchê Barbaridade (Palco Arena Cultural)

00h às 04h: Show Baile com Tchê Garotos (Palco Arena Cultural)

04 DE MAIO DE 2024

6h30 – Laço Patrão de Piquete

– Laço Vaqueano

– Laço Veterano

– Após Laço Pai e Filho(a)

– Após Laço Mãe e Filho(a)

– Após Laço Piá

– Após Laço Guri

– Após Laço Prenda

– Após Laço Prendinha

– Após Laço Bonequinha

– Após TOP do Laço (Individual feminina)

– Laço Equipe

10h: Abertura dos portões

15h: Vaca Parada (Piazito, Piazinho, Piá, Bonequinha, Menininha e Prendinha)

16h: Espetáculo de Danças Típicas com a Invernada Artística do CTG Os Praianos (Palco Cultural – Lona)

17h: Espetáculo de Danças Típicas com Grupo Raízes Açorianas da Casa dos Açores de SC (Palco Cultural – Lona)

20h: Gineteada

22h: Baile Show Nacional com Gaúcho da Fronteira (Palco Arena Cultural)

00h: Baile Show com Bruninho Lins e Banda (Palco Arena Cultural)

02h às 4h: Baile Show com Garotos de Ouro (Palco Arena Cultural)

05 DE MAIO DE 2024

6h30: Laço Coordenadores e Ex-coordenadores

09h: Abertura dos Portões

– Após Laço Patrão de CTG

– Após Final Equipes | Quatro laçadores.

– Após Final Taça Cidade | Laço dupla.

– Após Final OFICIAL | Laço dupla.

– Após Final Gineteada

10h: Missa Campeira

10h: Show com Artistas Regionais (Palco Cultural – Lona)

15h: Show com Adriano Athayde (Palco Cultural – Lona)

16h: Show com Lucas Meirelles e Mateus (Palco Arena Cultural)

18h: Show com Banda Maria Fumaça (Palco Arena Cultural)

20h: Show Nacional com Ana Castela (Palco Arena Cultural)