O CREA-SC e a Agência Nacional de Mineração (AMN) realizaram uma fiscalização conjunta em empresas de mineração nos municípios de Imbituba, Paulo Lopes e São José

O CREA-SC e a Agência Nacional de Mineração (AMN) realizaram no final de junho uma fiscalização integrada nos municípios de Imbituba, Paulo Lopes e São José. Foram três dias de atividades em quatro empresas que atuam no setor da mineração com objetivo de prestar orientação e esclarecimentos sobre a legislação.

O Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre o Confea e a AMN, em agosto de 2022, prevê o compartilhamento de dados e a construção de conhecimento na fiscalização do exercício profissional das atividades da geologia e da engenharia de minas na área da mineração. O objetivo é viabilizar o combate à informalidade.

Participaram da ação, o coordenador nacional do ACT e conselheiro do CREA-SC, Eng. Minas, Rodrigo Souza, os fiscais Francine Sanches e Breno Vinícius Soares Pinto e os funcionários da ANM, Walter Arcoverde e Silvio Correa. Não foram encontradas irregularidades nas empresas visitadas.

Antecedendo à ação, representantes das duas instituições reuniram-se na sede do CREA-SC em Florianópolis, para alinhar os roteiros de fiscalização e esclarecer sobre o ACT.

Participaram também o gerente de fiscalização do CREA-SC, Eng. Ingo Wernek e o gerente adjunto, Sandro Marcus Ernst, que apresentaram o novo aplicativo da fiscalização. A ferramenta permite o trabalho em modo off-line, registro de dados em tempo real, armazenamento seguro de dados e maior eficiência e adaptação em ambientes sem conectividade. O projeto foi desenvolvido internamente em conjunto pelas equipes de fiscalização, TI e inovação.