Conheça as startups finalistas do BRDE Labs SC Venture
-
Os conteúdos da aceleração de empresas rumo aos investimentos foram ministrados pela Questum. (Fotos: Divulgação)
BRDE e ACATE promovem a aproximação entre finalistas e investidores no evento de encerramento da etapa Venture, fase que é novidade do programa em 2024
Foram anunciadas nesta semana as startups finalistas da primeira edição da etapa Venture do programa de aceleração BRDE Labs SC. A iniciativa, promovida pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), prepara empreendedores do setor de tecnologia para a captação de investimentos.
Dentre as 40 startups catarinenses participantes do BRDE Labs SC Venture em 2024, as 18 melhores avaliadas ao longo do programa receberam a oportunidade de se aproximarem de investidores. Estiveram presentes no Investor Day, evento de encerramento da primeira edição da etapa Venture do programa, na quarta-feira (10), representantes de fundos e gestoras de investimentos, agências de financiamento, aceleradoras e investidores anjos, que avaliaram as empresas e definiram as cinco startups finalistas. Foram selecionadas para a final: 4FeedStock, Beepay, Ciclix, Proxpect e Carbon Free Brasil. Os cinco negócios escolhidos tiveram a chance de apresentar o negócio em uma rodada de pitches para o grupo de investidores.
O evento de encerramento da iniciativa também teve a participação de autoridades, que ressaltaram a relevância do programa para o ecossistema de inovação catarinense. Para Diego Ramos, presidente da ACATE, “este é um programa que ajuda a preencher uma lacuna na jornada das startups desde o início até à tração, um momento muito importante para os negócios”. Aos investidores, Diego Ramos também acrescentou que, enquanto polo de inovação, Santa Catarina tem potencial para vender soluções para o mundo e atrair investimentos globais.
João Paulo Kleinübing, diretor financeiro do BRDE, destacou o papel da instituição ao lado das empresas de tecnologia. ”Através do BRDE Labs SC, que é uma iniciativa de apoio ao ecossistema, o banco de desenvolvimento consolida sua atuação para o setor de tecnologia, para além de todas as formas de fomento via crédito do BRDE. Nosso papel é gerar desenvolvimento, qualidade de vida e fortalecer a longo prazo o crescimento econômico no estado”.
Ramices dos Santos Silva, secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação, representou o Governo do Estado de Santa Catarina e afirmou que o BRDE Labs SC é um instrumento para atender à etapa de aceleração, da qual o setor de tecnologia carece e serve para auxiliar empreendedores a escalarem negócios, dando continuidade a etapas anteriores, por exemplo, de incubação.
A etapa Venture do programa de aceleração foi composta por quatro meses de atividades com workshops, mentorias e acesso a ferramentas para o desenvolvimento das startups. Os empreendedores participantes identificaram resultados positivos como o aumento em 31,5% no cálculo do valuation - indicador que baliza o valor dos investimentos. 70% das empresas também avaliaram estar mais preparadas para conversar com investidores após a formação do BRDE Labs SC Venture.
Os conteúdos da aceleração de empresas rumo aos investimentos foram ministrados pela Questum, assessoria catarinense especializada em investimentos, fusões e aquisições de startups. A capacitação teve como foco temáticas relacionadas a capital de risco e fontes de recursos financeiros, técnicas de apresentação do negócio para investidores, captação, exit e valuation.
Na momento de conexão do evento Investor Day, os investidores participaram de três rodadas, de 30 minutos, para bate-papo com as startups que cada investidor demonstrou interesse prévio em conhecer o negócio, tendo em consideração as suas teses de investimento.
Startups de todas as mesorregiões do estado de Santa Catarina fizeram parte da primeira edição do BRDE Labs SC Venture, sendo 19 delas originárias da Grande Florianópolis, oito do Vale do Itajaí, seis do Sul, cinco do Norte, além de uma da Serra e uma também do Oeste catarinense. Antes de chegarem à etapa Venture, essas empresas receberam formação com foco em vendas na fase Growth do BRDE Labs SC em 2022 e 2023.
A edição de 2024 do BRDE Labs SC Growth está com as inscrições abertas até o próximo domingo, dia 14 de julho, para startups catarinenses interessadas em aprimorar processos comerciais e concorrer a premiações em dinheiro, além de no próximo ano ter a chance de entrar para a etapa Venture. Para saber mais sobre o BRDE Labs SC Growth 2024, acesse: sc.acate.com.br/brdelabs-sc-growth
Confira a lista completa das 18 empresas melhores avaliadas no BRDE Labs SC Venture 2024:
4FeedStock
Beepay
Carbon Free Brasil
Ciclix
Proxpect
Anfitriões de Aluguel
Bancryp
BoomUp!
BPM
BRL Gestão
Diarista Fácil
ManyConvert
Meu Replay
Notato
OSuper
Stift
Trade Cred
WaveCode
Deixe seu comentário