Ferramenta de inteligência artificial do TCE/SC é apresentada em evento nacional
-
reunião técnica dos secretários e diretores-gerais de controle externo dos Tribunais de Contas do país, realizada no IX Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, em Foz do Iguaçu (PR). (Fotos: Divulgação)
Ferramenta foi apresenta a secretários e diretores-gerais de controle externo dos Tribunais de Contas do país no IX Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, em Foz do Iguaçu (PR).
A ferramenta de análise de licitações via inteligência artificial VigIA, desenvolvida pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), foi um dos destaques na manhã de terça-feira (12/11), na reunião técnica dos secretários e diretores-gerais de controle externo dos Tribunais de Contas do país, realizada no IX Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, em Foz do Iguaçu (PR).
Participaram da reunião o conselheiro Wilson Wan-Dall, o diretor-geral de controle externo do TCE catarinense, Sidney Tavares Júnior, e a diretora-geral de controle externo adjunta, Monique Portella. A apresentação foi feita pelo coordenador de Informações para Fiscalização da Diretoria de Informações Estratégicas (DIE), Alessandro Marinho de Albuquerque.
Foi relatado um histórico de como o VigIA foi desenvolvido e como ele funciona. "Nossa atualização é constante, o que nos permite uma atuação concomitante. Ao detectarmos alguma incongruência nas licitações, quando elas passam pela análise do VigIA, imediatamente acionamos o gestor para que ele realize as alterações necessárias para adequar o texto às normas", explicou Marinho.
Durante a apresentação, o coordenador revelou que, nos primeiros sete meses de funcionamento da inteligência artificial no TCE, foram analisadas 9,2 mil licitações, "o que seria impossível de ocorrer se dependesse apenas do trabalho humano". Na contagem feita até o fim da semana passada, 253 licitações tinham sido suspensas ou anuladas, envolvendo montante de cerca de R$ 2 bilhões. "Começamos a perceber que os municípios passaram a ter mais cuidado com a confecção de editais a partir do momento em que eles perceberam que um volume significativamente maior de editais passaria por análise”, concluiu.
Serviço
Data: 11 a 14 de novembro de 2024
Local: Foz do Iguaçu, Paraná
Realização: Atricon, TCE-PR, IRB, CNPTC, Abracom e Audicon.
Apoio institucional: TCE-MT, TCE-SC, TCE-RO, TCM-GO, TCE-RS, ASUR, Ampcon, ANTC e CNPGC.
Patrocinadores: Cemig, Codemge, Itaipu, ABDI, Sanepar, BID, CNI, CFC, Abralegal, Geap Saúde e Editora Forum
Tags
- ferramenta
- inteligência artificial
- Tribunais
Deixe seu comentário