
Reconhecido por seus pares pela vida pública pautada no respeito, diálogo e lealdade, o deputado estadual Julio Garcia (PSD) vai comandar o Parlamento catarinense pela quarta vez.

-
Julio Garcia defende que a Alesc seja protagonista nas grandes bandeiras de Santa Catarina (Fotos: Bruno Collaco)
Em seu sétimo mandato, Garcia presidiu a Casa em 2005-2006, 2007-2008, e 2019-2020. Aos 74 anos, foi eleito por 38 votos para a gestão 2025-2026, em ato realizado no último dia 1º de fevereiro, e prestigiado por inúmeras autoridades.
Trajetória
Julio Garcia foi eleito pela primeira vez deputado estadual pelo PFL em 1986, aos 36 anos. Durante o mandato participou da elaboração da Constituição do Estado de 1989. Reelegeu-se para a Alesc em 1990,1998, 2002 e 2006.
Em outubro de 2005, assumiu interinamente o Governo estadual por 12 dias. Como governador em exercício, sancionou a lei de sua autoria, que garantiu às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) de Santa Catarina 1% dos recursos do Fundosocial. As 185 Apaes atendem mais de 19 mil alunos no Estado.
Em setembro de 2009, renunciou ao mandato de deputado para ser conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC), instituição que presidiu entre 2014 e 2015 e do qual se aposentou em 2017.
Em 2018, foi eleito deputado estadual pelo PSD, sendo o primeiro na ordem de votação de seu partido e o terceiro deputado estadual mais votado naquelas eleições. No exercício do 7º mandato na Alesc (2023-2027), Julio Garcia assumiu a presidência da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira e integrou as Comissões Permanentes de Pesca e Aquicultura, de Turismo e Meio Ambiente e dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Pronunciamento
Em seu pronunciamento após a eleição, o parlamentar falou sobre a atuação do Legislativo estadual e defendeu que a instituição seja protagonista nas lutas pelas grandes bandeiras de Santa Catarina.
“Temos problemas sérios de infraestrutura e acho que a Assembleia Legislativa tem que agir nesta questão. Precisamos identificar, por meio das bancadas regionais, quais são os maiores anseios e fazer uma campanha forte, interna e externamente, para que este gargalo de infraestrutura possa ser superado”, destacou.
Julio Garcia também falou que sua gestão será de continuidade. “Vamos dar prosseguimento às iniciativas exitosas implementadas pelo deputado Mauro, como o Alesc Itinerante, com a participação da sociedade e com decisões importantes para cada região que visitamos. Vamos apenas mudar de municípios, estabelecer um calendário e fazer com que esta iniciativa se torne perene porque ela fez muito bem para a Assembleia Legislativa e para a sociedade”.
O presidente também citou a relação com os demais Poderes. “Continuaremos trabalhando com transparência, independência e harmonia, exatamente como preconiza a nossa Constituição estadual". acentuou.
Mesa Diretora
Com 38 votos favoráveis e duas ausências, a nova Mesa Diretora do Parlamento catarinense será composta pelos seguintes parlamentares:
1º vice-presidente: Fernando Krelling (MDB)
2º vice-presidente: Padre Pedro Baldissera (PT)
1ª secretária: Ana Campagnolo (PL)
2º secretário: Marcos da Rosa (União)
3º secretário: Lucas Neves (Podemos)
4º secretário: Oscar Gutz (PL)
Tags
- Alesc
- parlamentares
- Presidência
- PSD
- trans
Deixe seu comentário