logo RCN

Ultimas :

09/10/2024 10:29

RCN Impressa

SC cria 95,4 mil empregos no 1º semestre

Por Rodrigo Ferreira

 Publicado 19/08/2024 10:13

  • Mário Cezar de Aguiar, presidente da FIESC (Fotos: Divulgação)

Mais de 47 mil vagas foram geradas pela Indústria e 42,3 mil novos postos de trabalho pelo setor de Serviços

Santa Catarina registrou um aumento de 54% no saldo de empregos no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Foram criados 95,4 mil novos postos de trabalho, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Só a Indústria abriu 47,1 mil vagas no intervalo de janeiro a junho.
Têxteis
Maior empregador do estado, o segmento têxtil, de confecções, couro e calçados gerou mais de 8,2 mil empregos no período. Os dados do Caged mostram que o setor teve o segundo melhor desempenho entre os empregos industriais - que inclui a construção civil -, e liderou os empregos na indústria da transformação.
Estudo da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) estima que a produção do setor deve crescer 4,9% no segundo semestre, puxada pelo consumo das famílias. “Com índices de desemprego caindo, a massa salarial aumentando e juros menores, a renda disponível para o consumo está contribuindo para a recuperação do setor”, observa o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar. Segundo ele, o desempenho mostra a pujança da indústria catarinense, que tem sido responsável por liderar o desenvolvimento no estado. “O emprego industrial é o verdadeiro motor da economia do estado, e puxa com ele a geração de postos de trabalho no comércio e em serviços”, acentua Aguiar.
Serviços
O setor de serviços registrou o segundo maior saldo de empregos, contabilizando 42,3 mil novas vagas. Segundo análise realizada pela pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), o maior escoamento da produção industrial do estado - tanto para os portos catarinenses, como de bens de consumo para o restante do país - incentivou as contratações no setor de transporte, armazenagem e correio, que abriram 6,2 mil novas vagas, praticamente 1 mil novos postos a mais que no primeiro semestre de 2023.
Comércio
Segundo dados do Caged, o comércio em Santa Catarina registrou um aumento de 562% no saldo de empregos no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2023.
O principal determinante para esse resultado foram as contratações no comércio de veículos, peças e acessórios, bem como pela atividade de manutenção nesses produtos.
Bom desempenho
Os resultados apresentados pelo Caged colocam Santa Catarina como o quarto estado com o maior saldo de empregos do país, atrás somente de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. “A recuperação da indústria, sobretudo a de bens de capital, a manutenção do elevado nível das vendas de serviços e o crescimento expressivo no comércio foram decisivos para o aquecimento do mercado de trabalho formal no estado”. analisa o presidente da Facisc, Elson Otto.

Elson Otto, presidente da FACISC
  • Elson Otto, presidente da FACISC (Fotos: Divulgação)


Ele acredita, também, que o maior acesso ao crédito da população em 2024, devido à política de redução da taxa de juros, permitiu que as famílias catarinenses aumentassem o consumo em bens duráveis.
Acima da média
O presidente da Facisc observa, ainda, que o crescimento da Indústria, dos Serviços e do Comércio acima da média nacional e em percentual superior ao do ano passado permitiu o maior dinamismo no mercado de trabalho formal catarinense.

  • Elson Otto, presidente da FACISC (Divulgação)

Deixe seu comentário

Mais lidas