Parte desse aumento pode ser explicado pelos resultados positivos registrados na economia catarinense, acredita o presidente da Fecomércio/SC, Hélio Dagnoni

A intenção de compras dos consumidores para o Dia dos Pais, celebrado no segundo domingo de agosto, cresceu 18,6% este ano, em relação a 2023, segundo a pesquisa da Fecomércio/SC. O ticket médio desembolsado pelos catarinenses alcançou R$231, o valor mais alto já registrado na série histórica. Descontada a inflação, o aumento real foi de 13,4%.

Segundo o presidente da Federação, Hélio Dagnoni, parte desse aumento pode ser explicado pelos resultados positivos registrados na economia catarinense. “O mercado de trabalho está aquecido, com um saldo positivo de 84,5 mil vagas de emprego criadas até maio deste ano”, observa ele.
Outro ponto positivo, apontado pela sondagem, é o aumento de 2,4 pontos percentuais na percepção de melhora da situação financeira. Para 48,7% dos consumidores, as finanças estão melhores em comparação com o Dia dos Pais do ano passado. Como resultado, o orçamento disponível para consumo aumenta. Neste ano, 59,9% dos filhos pretendem pagar suas compras com parte da renda disponível, principalmente no cartão de débito (27,4%).
Itens Preferidos
Os comerciantes de vestuário, perfumes/cosméticos, calçados e eletroeletrônicos serão os mais beneficiados, pois esses são os presentes que os filhos indicaram ter maior intenção de comprar. Mas as expectativas positivas não se limitam a esses itens. Segundo a pesquisa, o setor de serviços também será favorecido pela data, com 13,6% dos entrevistados planejando levar seus pais para almoçar ou jantar em restaurantes, e 1,5% planejando viajar, principalmente para outros municípios do estado, para o Rio Grande do Sul ou Paraná.
Recomendações
Com a perspectiva de aumento dos gastos, a Fecomércio/SC recomenda que os comerciantes e prestadores de serviços fiquem atentos aos preços, à qualidade do produto, às promoções e ao atendimento, que foram sinalizados pelos consumidores como os atributos mais importantes para a escolha do local de compra.
A sondagem feita pela Fecomércio/SC aponta, ainda, que as compras devem ficar concentradas durante a semana que antecede a data, pois 55,7% dos consumidores indicaram essa situação.
As compras presenciais continuam sendo a preferência dos consumidores, principalmente indo ao comércio de rua (56,7%) e às lojas de shopping (18,7%). Mesmo assim, observa a Fecomércio/SC, é importante ficar atento ao crescimento de 4,7 pontos percentuais na opção por compras online. Com isso, também se deve marcar presença e adotar estratégias de posicionamento nas redes sociais para aumento das vendas.
No Brasil
Estimativas da Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC) projetam faturamento de R$ 7,7 bilhões para o setor, decorrente da data comemorativa do Dia dos Pais. O valor é 4,7% superior ao registrado no ano passado, já descontada a inflação.

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