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28/06/2024 15:11

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Estratégias para alavancar o turismo em SC

  • Décio Lima, do Sebrae, no encontro em Florianópolis (21/6) (Fotos: Fabricio de Almeida)

Em dois encontros, Sebrae, Embratur e Ministério do Turismo ouvem o trade turístico catarinense

Blumenau e Florianópolis foram palco de encontros de lideranças nacionais com o setor turístico de Santa Catarina, nos dias 20 e 21 deste mês. Os eventos foram promovidos pelo Sebrae, Embratur e Ministério do Turismo com o objetivo de potencializar o desenvolvimento desse segmento no Estado e no país, especialmente os formados por pequenos empreendimentos.
Nos encontros, representantes das Instâncias de Governança Regional de Turismo (IGR) de diferentes polos turísticos de Santa Catarina puderam apresentar seus principais atrativos e os percalços para desenvolver ainda mais o turismo nessas regiões, assim como discutir novas estratégias e ações conjuntas da Embratur e do Sebrae em prol do turismo catarinense.
Potencial
O presidente do Sebrae, Décio Lima, destacou que o turismo é responsável por 8% do PIB brasileiro e que contribui para a redução das desigualdades sociais e para a geração de empregos no país. Ele frisou que o turismo tem grande potencial econômico e representa uma oportunidade histórica para o país. “Estamos falando de uma atividade que precisa e que pode potencializar ainda mais seu crescimento e isso, necessariamente, irá acontecer por meio das micro e pequenas empresas”.
Embratur
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, enfatizou que a construção do Turismo é feita pelos micros e pequenos empreendedores e que, inevitavelmente, o turismo é um lugar no qual setores público e privado precisam se entender. “A cadeia do turismo é uma das mais democráticas que existem. Quando você faz o turismo crescer você tem todas as pontas complementadas em uma cadeia. Ele ainda pontuou que Santa Catarina é um estado que está preparado para ser trabalhado internacionalmente.
DNA para o turismo
O secretário nacional de políticas do Turismo do Ministério do Turismo, Milton Zuanazzi, também reforçou que público e privado devem caminhar juntos quando se fala em turismo. “Quando falamos de produtos e destinos, criamos um DNA para o turismo e não há outro jeito de fazer isso sem que o público e privado caminhem juntos”. A vice-líder do governo na Câmara dos Deputados, Ana Paula Lima (PT), também participou dos eventos, destacando a importância da promoção do Turismo para geração de emprego e renda.

Presenças
Participaram dos encontros, além das lideranças nacionais, representantes do Sebrae/SC e do trade turístico local e regional, como gestores de secretarias, prefeituras, associações, setor privado e empreendedores. Um almoço no Sesc Cacupé, em Florianópolis, tendo como anfitrião o presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, encerrou a jornada.

Sobre a RCN Imprensa

A página da Rede Catarinense de Notícias, elaborada pela Agência Adjori de Jornalismo, é o conteúdo impresso mais visto de Santa Catarina. A página circula semanalmente em mais de 40 jornais de todas as regiões do Estado. A tiragem somada dos participantes supera 130 mil exemplares.

A publicação iniciou em 2002 e segue de forma ininterrupta até hoje. Já são mais de 700 edições contando os principais fatos de Santa Catarina.

  • Marcelo Freixo, da Embratur, no evento em Blumenau (20/6) (Fabricio de Almeida)

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