Protocolo de abordagem a autistas é tema de palestra da PM em São Miguel do Oeste
-
O evento visou preparar a sociedade e profissionais de segurança para lidar com o crescente diagnóstico de autismo (Fotos: LUCAS LÔNDERO/ PORTAL PEPERI)
Na noite de quarta-feira, 6, a Associação de Autistas, Pais e Amigos do Extremo Oeste promoveu uma palestra com o Tenente-Coronel Adair Alexandre Pimentel, na Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste. Pimentel, que é policial militar e pai de uma criança autista, compartilhou o protocolo da Polícia Militar de Santa Catarina para atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Segundo a presidente da Associação de Autistas, Pais e Amigos do Extremo Oeste, Franciele Rasch, o evento visa preparar a sociedade e os profissionais de segurança para lidar com o crescente número de diagnósticos de autismo. “Muitos PMs nunca tiveram contato com autistas, então é fundamental termos diretrizes para situações que possam envolver uma pessoa com TEA, respeitando suas sensibilidades”, explicou Franciele. Ela também destacou a necessidade de ampliar o conhecimento sobre autismo para a sociedade, dada a crescente prevalência do TEA.
Durante a palestra, o Tenente-Coronel detalhou procedimentos do protocolo, que incluem o uso de estratégias como manter uma distância adequada, falar em tom de voz calmo, evitar o uso de sirenes e giroflex, e, sempre que possível, consultar familiares ou pessoas próximas para facilitar a comunicação. Ele também apresentou símbolos, como a fita quebra-cabeça e a carteira de identificação TEA, que podem auxiliar na identificação de autistas e evitar abordagens inadequadas.
A Secretária de Educação de São Miguel do Oeste, Sisse Velozo, elogiou a iniciativa, ressaltando a importância do tema para o cotidiano escolar, onde o autismo é uma realidade presente. “A Associação foi muito feliz, um palestrante com conhecimento técnico e experiência pessoal. Esse evento auxilia a comunidade em geral a entender melhor o autismo, além de ser uma oportunidade de aprendizado para nossos educadores, que trabalham diariamente com alunos autistas”, afirmou Sisse.
Ela acrescentou que a Secretaria de Educação colabora com a UNOESC para formar e informar professores e pais sobre o TEA, com cerca de 70 profissionais atualmente dedicados ao atendimento desses alunos na rede municipal.
Encerrando o evento, Franciele Rasch anunciou o próximo grande encontro da associação, o segundo simpósio sobre autismo, programado para abril de 2025, quando trarão o renomado palestrante nacional Cadu Lins, referência no tema. Ela reforçou a importância da continuidade de eventos como este para sensibilizar e capacitar a sociedade, promovendo uma convivência mais inclusiva e empática.
Deixe seu comentário