Oito novos leitos são reativados para atendimento às crianças com queimaduras de grande extensão e alta complexidade

A união de membros da comunidade hospitalar, entidades e iniciativas privadas estão permitindo que, após quatro anos, a unidade de tratamento a queimados do Hospital Infantil Joana de Gusmão volte a atender crianças de todo o estado de Santa Catarina, com espaço e equipamentos adequados. A cerimônia de entrega da nova ala de queimados foi realizada nesta quinta-feira, dia 10, e contou com a presença do Secretário de Estado da Saúde, Aldo Baptista Neto, além de membros da Salah Shriners, entidade sem fins lucrativos e de caráter assistencial que contribuiu para a conclusão da obra.

A reforma contemplou alterações em alvenaria, para criação de novos ambientes, adequações de revestimentos, climatização, instalações elétricas, instalações hidros sanitárias, gases medicinais, entre outras. Na sala de balneoterapia, com 11,43 m², os banhos e as trocas de curativos serão mais seguros e confortáveis para os pacientes, com menos chance de infecções comuns em casos de queimaduras.

Durante a obra, os pacientes com queimaduras de segundo grau de pequena e média extensão corporal foram atendidos em 5 leitos no segundo andar do hospital. Nesta sexta-feira (11), pacientes e equipes médica e de enfermagem serão transferidos para o novo espaço.

A nova estrutura conta, ainda, com banheiros e sanitários masculino e feminino com acessibilidade, vestiário dos funcionários e vestiário de acompanhantes, depósito de material de limpeza, sala de utilidades, sala administrativa, quarto de plantão, copa de distribuição, depósito de equipamentos, salas de curativo e serviço e área de transferência. A área total é de 331,54 m².

“Com o retorno da ala de queimados do hospital infantil, teremos seis novos leitos de enfermaria e dois leitos de isolamento totalmente preparados para o tratamento de casos de queimaduras graves”, declara o Dr. Rodrigo Feijó, chefe da ala de queimados. Além disso, o Hospital Infantil sempre foi referência para toda Santa Catarina e agora volta a acolher as crianças e suas famílias, graças ao apoio da sociedade civil organizada.

Mais R$ 300 mil reais foram necessários para a reforma da área, recurso captado por meio do apoio de empresas privadas e eventos organizados por entidades. Uma delas, o Salah Shriners. “Há cerca de um ano nos engajamos na causa e esforçamos para atrair apoiadores e para realizar diversos eventos em prol da unidade de tratamento de queimados”, afirmou Mário Corrêa, diretor regional do Salah Shriners na Grande Florianópolis. O último deles foi em outubro, quando realizamos um jantar para 350 pessoas e o recurso com a venda de ingressos foi 100% convertido para a finalização da obra.

O Hospital Infantil Joana de Gusmão, é um hospital público localizado em Florianópolis, destinado exclusivamente ao atendimento pediátrico. O hospital possui unidade de tratamento de queimados desde a inauguração, em 1979, e recebe pacientes de todo o Estado de Santa Catarina, desde os que necessitam de tratamento da fase aguda até a reabilitação de sequelas.

“Agradecemos o empenho de todos os empresários e entidades, além do Governo de Santa Catarina, que possibilitaram a reabertura dessa unidade tão importante para o atendimento a crianças queimadas. A integração da tríade formada por comunidade, empresários e gestores da Saúde em prol do resgate e da manutenção dos equipamentos públicos é extremamente benéfica à sociedade, um benefício que retorna aos próprios cidadãos”, ressalta o diretor do HIJG, Maxiliano de Oliveira.