Logo Jornal

Domingo, 3 de Março de 2024




Novembro Azul

Saúde na Estrada da Ipiranga chega a Santa Catarina e percorre dez cidades

Visite nossa rede social @rcnonline_sc

Iniciativa contemplará ações para o Novembro Azul com testes para detecção de câncer de próstata

Saúde na Estrada da Ipiranga chega a Santa Catarina e percorre dez cidades

O Saúde na Estrada, maior iniciativa itinerante de saúde para caminhoneiros do Brasil, volta ao estado de Santa Catarina  e visita mais dez cidades. A carreta vai oferecer exames de PCR (teste rápido para detecção de câncer de próstata) e materiais informativos reforçando a conscientização no Novembro Azul.

Voltado à saúde e ao bem-estar de caminhoneiros e comunidades próximas aos postos Ipiranga Rodo Rede de diversas regiões do país, este ano serão realizados 120 eventos, 60% a mais do que em 2022, em 110 cidades de 21 estados.

A carreta possui dois andares em cerca de 110m², teto levadiço e um espaço amplo, moderno e confortável. A estrutura foi desenvolvida para permitir montagem rápida nos locais dos eventos.

Saúde – O Saúde na Estrada oferece exames com foco no checkup básico de saúde, como oximetria (oxigenação no sangue); temperatura corporal; pressão arterial, batimentos cardíacos, além de glicemia (nível de açúcar no sangue), bioimpedância (avalia a composição corporal para determinar o estado nutricional) e acuidade visual. O público poderá realizar também testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C.

Por meio de parcerias com as secretarias municipais de saúde, serão aplicadas vacinas para H1N1, covid-19, tétano, hepatite B, febre amarela e tríplice viral. 

No “espaço zen”, estarão disponíveis cadeiras de massagem automáticas. Já na área da carreta dedicada a treinamentos.

Repetindo a parceria com a Polícia Rodoviária Federal, o público terá acesso a orientações de trânsito. A PRF também estará nas estradas para direcionar o caminhoneiro aos postos nos dias dos eventos.   

História – O Saúde na Estrada coleciona números expressivos em seus mais de 16 anos de atuação. Foram realizados 1.550 eventos, mais de 650 mil atendimentos em 22 estados e 200 municípios, além de envolver 52 mil profissionais voluntários da área da saúde. Durante a pandemia, houve distribuição de kits de higiene, realização de testes rápidos e aplicação de vacinas. Ainda na pandemia, a Ipiranga, por meio do Saúde na Estrada, ofereceu cerca de 4 milhões de refeições em uma ação de troca do Km de Vantagens Caminhoneiro.

Data e horário da Saúde na Estrada em Santa Catarina

Depois de passar por Águas Mornas  e Otacílio Costa a carreta vai estar em Lages, neste 23 de novembro, no Posto Leo Ampessan Ltda, na Rod Br 116 Sn Km 246 

Confira outros locais e datas

Data: 24 de novembro

Local: Cesca & Cia Ltda

Rod Br 116 Sn Km 129 - São Cristóvão do Sul - SC

Data: 27 de novembro

Local: Auto Posto Gaspar Ltda

Rod Ingo Hering 6237 – Gaspar - SC

Data: 28 de novembro

Local: Posto Irmão da Estrada

Rod Br 101 Sn Km 130 - Balneário Camboriú - SC

Data: 29 de novembro

Local: Auto Posto Baleia Franca Ltda

Rod Br 101 Sn Km 270 – Imbituba - SC

Data: 30 de novembro

Local: Distribuidora de Combustíveis Rosso Ltd

Rod Br 101 Sn Km 298 – Laguna - SC

Data: 1º de dezembro

Local: Auto Posto Rosso Ltda

Rod Br 101 Sn Km 392 – Criciúma - SC

Data: 4 de dezembro

Local: Auto Posto Brambila Ltda              

Rod Br 101 237 Km 403 - Maracajá - SC              

logo_rodape

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br