A média na semana foi de quase 1,9 mil casos diários

Na última semana do mês de junho Santa Catarina registrou 13.009 novos casos de coronavírus. O número representa um aumento de 1,65% em relação à semana anterior. Os dados são do núcleo de estudos econômicos catarinenses (Necat) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que faz uma análise semanal dos casos.

Segundo o boletim do núcleo, o aumento de novos casos fez com que a média se mantivesse próxima aos valores registrados no início de março deste ano, momento em que a variante Ômicron se encontrava em expansão no estado. Essa aceleração mostra que o vírus continua em circulação no território catarinense. Ao todo, mais de 569 mil pessoas já foram contaminadas pelo vírus no estado em 2022.

O boletim chama a atenção para o número de mortes, que continuou crescendo. Na última semana de julho, foram registrados 72 óbitos pela doença em Santa Catarina, o que representa uma média de 10,3 mortes por dia. O número de óbitos está em aceleração desde a segunda quinzena de janeiro. Em 2022, já foram registradas 1.855 mortes no estado.