Logo Jornal

Quarta-Feira, 28 de Fevereiro de 2024




Emergência

Reformas no Instituto de Psiquiatria trarão maior segurança e conforto aos pacientes e profissionais da unidade

Visite nossa rede social @rcnonline_sc

Ação é parte das ações contidas no Decreto de Emergência abordado pela secretária de Saúde do Estado, Carmen Zanotto, em entrevista à RCN na última semana

Reformas no Instituto de Psiquiatria trarão maior segurança e conforto aos pacientes e profissionais da unidade
Foto: Dilvugação/SES
-

Em São José, o Instituto de Psiquiatria (IPQ) passa por diversas intervenções que visam melhorar a estrutura física e a funcionalidade de suas instalações. As obras e reformas fazem parte das medidas do Decreto de Emergência em Saúde que abrangem os hospitais da Grande Florianópolis e são importantes para garantir a segurança, o conforto, a dignidade e a eficiência no atendimento aos pacientes. 

Neste ano, o IPQ já recebeu 18 novas caixas d’água de polietileno, que foram instaladas em várias alas para substituir as antigas caixas de amianto, consideradas inadequadas. A reforma foi concluída em agosto.

Entre as obras em andamento, está em fase de construção a escada de emergência na Unidade de Dependência Química (UDQ). A medida  é importante para aumentar a segurança do setor . “Atualmente o posto de enfermagem conta com uma porta que dá acesso ao telhado, sem proteção e com risco de queda de altura de quatro metros. A falta de uma saída de emergência representava um risco significativo em caso de sinistro”, explica o diretor da unidade, Paulo Márcio Souza.

A ala de Nutrição e Dietética também se encontra em reformas. Tanto na área interna, quanto na externa da cozinha, havia fissuras, trincas e rachaduras. Há também preocupações com o forro do corredor e telhas soltas, visto que as chuvas e a instabilidade de tempo, podem vir a causar incidentes envolvendo servidores, pacientes ou demais pessoas que transitam diariamente no local. 

Outro espaço que passa por mudanças é o Setor de Arquivo Médico (SAME) devido a problemas estruturais como trincas e fissuras que comprometem a segurança. 

No Bloco I as obras permitirão uma melhor acomodação para 40 pacientes idosos. Hoje eles estão instalados em uma unidade estruturalmente inadequada e insuficiente para atender à demanda. “A reforma visa criar um ambiente mais adequado às necessidades dos pacientes, com melhores condições de iluminação, ventilação e instalações sanitárias de acordo com as normas exigidas e o perfil dos pacientes que ocuparão o local”, informa Paulo Márcio. 

Na ala feminina, as melhorias serão realizadas no Bloco F. “A reforma do bloco F disponibilizará um ambiente mais digno e humanizado para 40 pacientes”, sublinha o gestor. O projeto está em licitação para selecionar empresa que fará a obra. 

O problema da falta de energia adequada que pode prejudicar o funcionamento de equipamentos e a qualidade do atendimento prestado também será solucionado. Já foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) as empresas vencedoras que serão responsáveis pelo projeto elétrico para as novas subestações do IPQ e dos hospitais Governador Celso Ramos, em Florianópolis, e Tereza Ramos, em Lages. Conforme a gerência administrativa da unidade, a atual subestação não atende as necessidades do Instituto de Psiquiatria. “Precisamos fazer rodízio de banhos e estabelecer horários para o uso de ar condicionado, para evitar a queda dos disjuntores”, informa o diretor.  

Além disso, a contratação de uma empresa para realizar um projeto de inspeção geral nos sistemas de aterramento irá reduzir os danos aos equipamentos em dias de tempestade, evitando a queima de dispositivos eletrônicos.

Por fim, já está programada a reforma do espaço do gerador.  Atualmente, o quadro elétrico do maquinário encontra-se em local improvisado e inadequado, comprometendo o seu pleno funcionamento. O equipamento será reformado e instalado em local adequado.

As medidas refletem o compromisso da Secretaria de Estado da Saúde em oferecer um atendimento de qualidade e em garantir um ambiente adequado para o trabalho e a recuperação dos pacientes.


logo_rodape

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br