Logo Jornal

Domingo, 3 de Março de 2024




SAÚDE

Produtores de Alfredo Wagner participam do Programa Saúde do Homem Rural

Visite nossa rede social @rcnonline_sc

Produtores de Alfredo Wagner participam do Programa Saúde do Homem Rural
Foto: Agência Novitá | Divulgação Sistema FAESC/Senar
- Mais de 180 produtores e trabalhadores rurais estiveram presentes no evento promovido pelo Senar/SC

Incentivo ao autocuidado, troca de conhecimento e ações de preservação da saúde marcaram o encontro do Programa Saúde do Homem Rural realizado na última semana em Alfredo Wagner. Mais de 180 produtores e trabalhadores rurais participaram da iniciativa promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Alfredo Wagner, Prefeitura e Sociedade Brasileira de Urologia (SBU Santa Catarina).

Mais de 30 profissionais da saúde, voluntários e organizadores conduziram o momento dedicado à melhoria da qualidade de vida dos homens. Durante o evento foram realizados 182 exames de PSA e Colinesterase e diversas consultas médicas gerais, como explicou a supervisora regional do Senar/SC, Stephanye Fanton. “Promovemos uma grandiosa programação com a palestra do urologista Dr. Gustavo Winter sobre saúde do homem, a explanação sobre a importância do exercício físico na rotina com o  fisioterapeuta Dr. Abel José da Cunha Júnior e a palestra sobre alertas da depressão foi conduzida pelo médico especialista Dr. Lucas Velame”, afirmou a supervisora exaltando o sucesso do Programa.

A adesão dos produtores e trabalhadores rurais e a excelência da programação também foram ressaltadas pelo presidente do Sindicato Rural de Alfredo Wagner, Pedro Menezes. Ainda, o evento contou com a participação e pronunciamento do prefeito de Alfredo Wagner, Gilmar Sani e a secretária da saúde, Marina Juliana Kiser de Souza.

Saúde do Homem Rural

O Programa Saúde do Homem Rural é uma iniciativa nacional realizada pelo Senar em todas as regiões do país. Em Santa Catarina, somente em 2022, as ações atenderam 2.348 homens e, desde 2010, contabilizam 22.747 homens participantes.

 O compromisso do Sistema Faesc/Senar-SC com a saúde do público do campo foi salientado pelo presidente José Zeferino Pedrozo, que assinalou a importância do Programa para incentivar os homens a refletirem sobre a sua saúde. “A cada edição realizada percebemos a adesão do público e a importância de continuar promovendo programas de preservação à saúde”.

Para o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, o programa vem promovendo melhor qualidade de vida para a população rural, pois contribui para facilitar o acesso a serviços de saúde por meio de oferecimento de consultas, exames e orientações gratuitas.

logo_rodape

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br