Logo Jornal

Quarta-Feira, 28 de Fevereiro de 2024




SAÚDE

Food Detective, exame inovador capaz de auxiliar na causa das doenças

Visite nossa rede social @rcnonline_sc

Food Detective, exame inovador capaz de auxiliar na causa das doenças
Foto: Divulgação
- Dra Tatiane Flores apresenta solução inédita na área saúde

Dra Tatiane Flores, nutricionista, pioneira e referência nacional em Intolerância/Sensibilidade Alimentar, na utilização de abordagens dos testes, na prática clínica,  traz uma metodologia inovadora a qual inclui avaliações através do teste , capaz de  auxiliar  na melhor compreensão da causa das doenças e não somente dos sintomas.

A análise de Hipersensibilidade Alimentar (ou Intolerância Alimentar) é destinado ao diagnóstico de sensibilizações a alimentos e aditivos alimentares que podem levar a problemas de saúde inespecíficos como disfunções gastrointestinais, doenças inflamatórias da pele, enxaqueca, síndrome da fadiga crônica, ansiedade depressão, hipertensão, eczema, asma, dores nas juntas, rinite crônica, artrite, problemas relacionados ao peso, fibromialgia, dentre outros. A literatura científica já descreveu mais 150 sintomas associados à intolerância alimentar.

Esses sintomas podem ser causados por reações inflamatórias, com aumento mensurável da concentração de anticorpos da classe IgG. O teste de anticorpos IgG mede as reações alérgicas mediadas pelo sistema imunológico de Tipo III, mediadas por IgG (imunoglobulina G), as quais são responsáveis pelo “início tardio” dos sintomas, que podem ocorrer em algumas horas ou dias após a ingestão do alimento.

Esse teste pode ajudar a identificar quadros de sensibilidade alimentar de forma rápida, permitindo uma orientação mais precisa para uma dieta de eliminação e ajudando no combate aos sintomas associados à sensibilidade alimentar.

Ao realizar o teste , o paciente tem uma precisão diagnóstica, consegue  testar 59 tipos de alimentos, permitindo uma identificação precisa dos causadores da sensibilidade alimentar.

Descobertas recentes revelam que a hipersensibilidade IgG-dependente também é um fator importante na ocorrência de reações alimentares, como a sensibilidade alimentar.

Entretanto, a sensibilidade alimentar e a intolerância alimentar podem estar associadas a uma ampla variedade de alimentos, o que torna difícil identificar quais deles estão causando os sintomas.

Isso dificulta o diagnóstico, leva a prescrição de dietas de eliminação imprecisas e aumenta a persistência das queixas dos pacientes.

Com a determinação de anticorpos IgG específicos para alimentos pode oferecer novas possibilidades diagnósticas em pacientes hipersensíveis, permitindo tratamentos por meio de dietas de eliminação com base em resultados rápidos e precisos.

Em consulta Tatiane faz uma anamnese para identificar qual melhor estratégia e conduta à ser tomada em acordo com objetivo do paciente. Sendo assim é sugerido o teste onde abrange inúmeras possibilidades para melhoria de queixas identificadas.

Porém sua consulta não só consiste no teste, mas sim em usa – lo para potencializar os resultados se ele for preciso aplicar.

Mas, a maioria tem procura por emagrecimento, mas também queixas diárias como cansaço, tratamento e prevenção de doenças como diabretes, colesterol, triglicerídeos, ganho de massa magra e melhoria de qualidade de vida como um todo, passam pelo acompanhamento da Nutricionista, pois viver mais e melhor depende do que comemos e dos hábitos que adquirimos.

Food Detective é um teste simples e rápido, tanto que pode ser realizado no próprio consultório. Apesar de polêmico, muitas vezes questionado por parte da comunidade científica, pode ajudar na identificação de 59 alimentos diferentes, que, no caso de intolerância, podem levar a produção de anticorpos IgG.

As reações adversas a alimentos apresentam um aumento progressivo em todo o mundo, sendo que mais de 20% da população de países industrializados pode apresentar alergia ou intolerância alimentar.

Tatiane Flores, atua na  Clínica  Integrada Tatiane Flores, nutricionista Graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Proprietária e Nutricionista das Lojas Cia da Saúde e Sports Nutrition São Joaquim

Health & Wellness Coaching/Personal Diet e Personal Cook

Pós em Nutrição Esportiva e Estética

Pós em Nutrição Esportiva Funcional/

Pós em Saúde Pública

Modulação Intestinal/Inibidores da Bomba de Prótons

Intolerâncias e Alergias Alimentares

Especialização em Obesidade e Emagrecimento

Especialização em Cirurgia Bariátrica e Balão Intragastrico.


logo_rodape

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br