Logo Jornal

Quarta-Feira, 28 de Fevereiro de 2024




Sistema elétrico

Fechada desde 27 de novembro, emergência do Hospital Celso Ramos volta a receber pacientes

Visite nossa rede social @rcnonline_sc

A partir de domingo, 3, esta ala do hospital voltou a atender a população como porta aberta e todos os exames estão sendo retomados

Fechada desde 27 de novembro, emergência do Hospital Celso Ramos volta a receber pacientes
Foto: ASCOM | SES
-

O Hospital Governador Celso Ramos (HGCR), de Florianópolis, realizou com sucesso nesse sábado, 2, a instalação do novo gerador de energia que abastecerá a torre principal do prédio. O equipamento, adquirido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), é mais robusto e moderno. O processo de instalação exigiu fechamento de torre da unidade de saúde desde a última segunda-feira (27/11).

O diretor do HGCR, Michel Faraco, explica que a instalação foi realizada com sucesso. “O processo de instalação do novo gerador do Hospital Governador Celso Ramos iniciou às oito horas pontualmente. Todo o planejamento foi executado. Os pacientes graves foram alocados na torre anexa alimentada pelo nosso gerador e recebendo a energia elétrica necessária para manter esses pacientes. Depois de finalizados os trabalhos na nossa subestação e na instalação do novo gerador, os pacientes começam a retornar para suas unidades de origem e, na segunda-feira de manhã, às 7 horas, o atendimento retorna à normalidade no Hospital Governador Celso Ramos”, reforça.

Durante o processo, a torre principal da edificação ficou sem energia elétrica. Os pacientes graves e, com necessidade de cirúrgicas, foram alocados para a torre anexa, onde está abastecida de energia e onde se localiza a Emergência.

Ao final da instalação, o novo gerador foi religado e ficou em pleno funcionamento. “O procedimento de deixar o prédio principal sem energia foi necessário porque a equipe está atuando justamente nos quadros e nos transformadores, para a ligação dos cabos. Estamos lidando com uma edificação com sistemas de abastecimento da década de 60. Foi feito toda uma reforma no local onde foi instalado o novo gerador incluindo tinta Epoxy Prime, local para escapamento, porta nova, iluminação, tomadas, ficando uma ótima instalação. Foram passados cabos de energia, todos novos, instalado um disjuntor de 450 amperes, readequado todo o circuito elétrico da subestação referente ao prédio principal que no momento está desenergizado”, explicou o engenheiro eletricista responsável pela obra, Chester Bidwel Paiva.

Entre os principais benefícios do novo gerador está a potência, 750 kva. Em momentos de queda de energia, todo o prédio principal onde funciona a UTI, o centro cirúrgico e demais unidades de internação estarão seguras. Para a subestação, o benefício foi a reorganização dos cabos elétricos, sendo direcionados de uma maneira correta e com o novo disjuntor de 450 amperes. Essas melhorias farão com que toda a subestação do prédio principal funcione de uma maneira regular, e assim o hospital poderá prestar um atendimento ainda melhor aos pacientes que necessitam de tratamento.

Além disso, no mesmo dia foi finalizada a colocação da cobertura em frente à Emergência. A proteção contra a chuva e o sol irá proporcionar mais conforto aos pacientes e familiares que chegam e aguardam por atendimento na emergência.


logo_rodape

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br