Logo Jornal

Quarta-Feira, 28 de Fevereiro de 2024




Hospitais catarinenses

Decisão judicial inédita de Hospital de Indaial para reajuste da Tabela do SUS

Visite nossa rede social @rcnonline_sc

Para o deputado Vicente Caropreso (PSDB) essa é uma decisão importante que abre precedente para outros hospitais buscarem o mesmo caminho

Decisão judicial inédita de Hospital de Indaial para reajuste da Tabela do SUS
Foto: Divulgação
-

O parlamentar destacou no plenário da Alesc a decisão judicial inédita favorável ao Hospital Beatriz Ramos, de Indaial, que obriga a União a revisar os valores por procedimentos pagos pela Tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) e ressarcir o hospital pelos valores repassados à instituição desde 2016.

“É uma decisão importante que abre precedente para outros hospitais buscarem o mesmo. Também servirá para pressionar o governo federal a reajustar a que não é revista há duas décadas”, afirmou Caropreso.

A ação movida pelo Hospital Beatriz Ramos teve sentença favorável na 3ª Vara Federal Civil de Brasília. A União apresentou recurso ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), que foi negado. A ação tramitou em julgado, tornando o hospital catarinense o primeiro do Brasil a ter uma vitória favorável à revisão da Tabela do SUS.

“Os valores pagos pela Tabela do SUS são irrisórios, totalmente fora da realidade do mercado, o que compromete o funcionamento dos hospitais, principalmente os filantrópicos, que respondem por mais de 70% dos pacientes atendidos pelo SUS em Santa Catarina. A Justiça foi até o final, e agora está na fase de execução de sentença. São cerca de R$ 20 milhões em créditos tributários para abater dívidas, um precedente importante que foi aberto e beneficiará outros hospitais.”

A decisão judicial que beneficiou o hospital do município de Indaial obriga a União a equiparar os valores da Tabela do SUS aos estabelecidos na Única Nacional de Equivalência de Procedimentos (Tunep), elaborada pela Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS) e usada pela União para cobrar as operadoras de planos privados de assistência médica, a qual apresenta valores bem superiores.

Inauguração

O deputado também destacou a finalização das obras de ampliação e reforma do Hospital Beatriz Ramos, com a instalação de dez novos leitos de UTI. Dr. Vicente garantiu a destinação de R$ 6,6 milhões para as obras que incluem laboratório de análises clínicas e centro de diagnóstico por imagem.

logo_rodape

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br