Complexo de saúde será instalado em Florianópolis com investimento de R$ 4,1 bi e coloca Estado como referência em tratamentos médicos no país

Com investimento de R$ 4,1 bilhões e  previsão de inauguração outubro deste ano, no norte de Florianópolis, o Instituto Médico Pro Health está apostando na tecnologia como prevenção e alto padrão de tratamentos complexos de saúde.

O empreendimento está trazendo as últimas gerações de equipamentos médicos, como PET-CT Omni Legend, PROTEUS®ONE, três robôs Da Vinci e muitos outros. Esses recursos estarão disponíveis para tratamentos particulares e via Sistema Único de Saúde, provocando uma nova onda de tratamentos e esperança no país.

O empreendimento também conta com um instituto de pesquisa e um centro de formação e treinamento gratuito, que vai fornecer especializações e treinamentos para a operação dos equipamentos de alta complexidade, formando profissionais para seu uso não só para o Pro Health, mas para outros hospitais também.

“Santa Catarina nunca recebeu um investimento tão representativo na saúde. Nosso Instituto de Ensino e Pesquisa será gratuito e vai capacitar os médicos e demais profissionais da saúde não só para o nosso Hospital, mas também para outros centros médicos que precisam atualizar sua mão de obra”, diz Maurice Chang, CEO do Instituto Médico Pro Health.

Além de todas essas boas novas, o Pro Health está trazendo algumas das tendências da medicina contemporânea, como a telemedicina, os aplicativos, a Inteligência Artificial embarcada, cirurgia robótica assistida dos robôs Da Vinci, equipamentos modernos de medicina nuclear e radioterapia, incluindo a protonterapia, e mais.

 Tecnologia médica de ponta traz mais precisão em tratamentos

O impacto da tecnologia médica de ponta será percebido na qualidade de vida, precisão de diagnóstico e tratamentos precoces de doenças complexas como o câncer. Fornecedores de renome mundial como a GE, Siemens, IBA, Elekta, Varian, Zap Cirurgical e outras grandes marcas do segmento que são as desenvolvedoras de tecnologia que traz mais precisão para diagnóstico e tratamentos, o que leva a melhores resultados de tratamento; e de tratamento, pois trata com mais assertividade tumores, inclusive em regiões difíceis do corpo, e macula menos tecidos sadios.

O tratamento oncológico terá uma atenção especial no Instituto Médico Pro Health. Entre os equipamentos disponíveis estão o sistema PROTEUS®ONE, que realiza terapia de prótons com intensidade modulada (IMPT) guiada por imagem (IGPT) compacto – único no país; a nova geração do PET/CT, que faz o exame de diagnóstico precoce e acompanhamento do câncer no corpo inteiro do paciente em 30 minutos, de forma não invasiva.

Para o tratamento de câncer, o Instituto terá os aceleradores lineares de altíssima precisão, tais como, Edge e Ethos - primeiro no Brasil. O diferencial do Edge está em preservar o tecido sadio do entorno dos tumores, devido a sua precisão submilimétrica e o Ethos usa a inteligência artificial para personalizar planos de tratamento para cada sessão de tratamento. Há também o Bravos, que realiza a radioterapia por dentro do corpo do paciente (braquiterapia), para casos de cânceres ginecológicos e de próstata, por exemplo.

O Pro Health também contará com o CyberKnife, da Accuray, e o Unity, da Elekta. O primeiro é um sistema de radioterapia de alta precisão com a tecnologia de radiocirurgia estereotáxica. Esse equipamento realiza o tratamento de forma não invasiva, sem a necessidade de incisões ou anestesia.

Já o segundo, é um sistema de radioterapia com imagens de ressonância magnética, considerado uma inovação no tratamento de pacientes. Entre seus diferenciais está o sistema “varrer-planear-tratar”, que leva a vantagens clínicas substanciais, com o acelerador linear de ressonância magnética de alto campo. O Unity é o primeiro equipamento disponível no Brasil.

Para tratamentos que miram alvos ainda menores, os equipamentos ZapX realiza a destruição de células cancerígenas em alvos submilimétricos, da cervical ou crânio, preservando ainda mais os campos adjacentes e sadios de células. Devido a essa precisão, o equipamento também trata aneurismas e outras doenças delicadas, visando minimizar sequelas.