Integração

Encontro Regional da Adjori/SC celebra união dos jornais catarinenses

Primeiro encontro do ano aconteceu em Timbó e foi voltado para os jornais associados da região Vale, Alto Vale do Itajaí e Norte

Fernanda Kleinebing | Agência Adjori/SC de Jornalismo

Com o objetivo de reunir, aperfeiçoar técnicas e celebrar o jornalismo regional catarinense, a Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC) realizou no sábado (2), o encontro regional com associados. A primeira edição de 2022 contou com, aproximadamente, 60 pessoas, entre 30  jornais associados, membros da diretoria da Associação e autoridades estaduais e municipais. A data marcou a volta dos encontros presenciais após a pandemia.

Abrindo o evento, o presidente da Adjori/SC, José Roberto Deschamps, agradeceu a presença de todos e destacou a importância da integração entre os associados. "Estamos muito felizes em promover o primeiro encontro regional de 2022, esse evento que já é uma tradição da Adjori. Teremos palestras e conversas para melhorar ainda mais a qualidade da informação dos nossos jornais associados".

O primeiro encontro do ano aconteceu em Timbó, no auditório do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI). O evento foi voltado para os associados da região Vale, Alto Vale do Itajaí e Norte e foi organizado em parceria com o vice-presidente regional do Vale e Alto Vale do Itajaí, Evandro Loes, e da vice-presidente regional do Planalto Norte, Elisângela Schulka. O encontro contou com o apoio da Prefeitura de Timbó e do CIMVI. Ao longo do ano, a Associação realizará os encontros com outras regionais do estado.

O prefeito de Timbó, Jorge Augusto Kruger, destacou o papel do jornalismo para informar a população de Santa Catarina. "A autonomia dos setores públicos está aliada com quem leva uma informação de qualidade para a sociedade", enfatizou, agradecendo a parceria com a Adjori/SC. Além de Kruger, o prefeito do município Doutor Pedrinho, Hatwig Pershun, também prestigiou o evento.

OUÇA O DEPOIMENTO DO PRESIDENTE DA ADJORI/SC SOBRE O ENCONTRO: 

Programação voltada para aperfeiçoamento

A primeira palestra do encontro regional trouxe a jornalista e coordenadora do Prêmio Adjori/SC de jornalismo, Rita Lombardi. Com experiência de 20 anos na Associação, Rita abordou o tema "como preparar materiais para prêmios jornalísticos", com dicas para reportagens de qualidade nos jornais.

O publicitário especialista em design, Arivaldo Hermes, palestrou sobre o projeto gráfico e diagramação nos jornais. "Tchô", como é conhecido, trouxe técnicas de padrão de design, dicas de estilo e tratamento de fotos, elementos importantes na qualidade dos jornais e transmissão das informações.

Na sequência, o diretor do CIMVI, Fernando Tomaselli , falou sobre o trabalho do Consórcio, parceiro da Adjori. O CIMVI é responsável pela implementação do programa de licenciamento ambiental otimizado entre os municípios do Médio Vale do Itajaí e o serviço de educação ambiental e a valorização de resíduos sólidos, através do projeto 'Parque Girassol' e o programa 'Vale Muito Cuidar'.

O secretário de comunicação do Estado de Santa Catarina, João Cavalazzi, não pôde estar presente e participou em forma de vídeo. Cavalazzi destacou o trabalho do presidente José Roberto Deschamps na defesa da Associação e a preocupação do Governo do Estado com os jornais impressos catarinenses.

CONFIRA O DEPOIMENTO DE JOÃO CAVALAZZI COMPLETO:

Emocionada, a diretora de comunicação da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Lúcia Helena Vieira, falou sobre a parceria com os jornais associados da Adjori/SC e o papel do jornal impresso como uma referência de credibilidade. "O público da assembleia é o cidadão, ele está em todas as cidades. Por meio de vocês, que estão no interior, a assembleia e os deputados conseguem chegar em todos os públicos", complementou.

O encontro regional terminou com a palestra, por meio de vídeo, do assessor de comunicação e marketing do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae/SC Spyros Achilles Diamantaras. Na palestra sobre o mercado de venda e atratividade de clientes, o gestor destacou a necessidade dos veículos entenderem o ato de consumo e o dia a dia da sociedade local. Os associados seguiram para o almoço de confraternização oferecido pela Associação. A confraternização aconteceu na sede do Jornal Médio Vale e contou com música típica alemã e sorteio de brindes. 



Imagens



logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br