Publicação anual da Adjori/SC, a edição de 2024 retrata a força político-eleitoral de cada uma das legendas e seu desempenho em relação ao pleito de 2020. Confira o Editorial assinado pelo presidente da Associação, José Roberto Deschamps

Santa Catarina saiu das urnas reafirmando sua vocação pela livre iniciativa, pelo empreendedorismo, pela defesa da liberdade e pelos valores conservadores. As bandeiras empunhadas pelos partidos de centro e de direita sagraram-se vitoriosas em todas as regiões do Estado e definiram o novo mapa político de Santa Catarina.

Nesta edição, a Revista da Adjori/SC retrata a força político-eleitoral de cada uma das legendas e seu desempenho em relação ao pleito de 2020, revelando o mosaico partidário que coloriu o Estado em outubro passado, e que conduzirá a gestão municipal nos próximos quatro anos.

Além dos nomes dos eleitos nas 295 prefeituras do Estado, esta edição aponta a presença das legendas partidárias no Executivo e no Legislativo de cada um dos municípios catarinenses, agrupados em suas respectivas Associações Municipais.

Como pano de fundo para a presença partidária local, a revista traz alguns indicadores, como a população, o colégio eleitoral e o Produto Interno Bruto (PIB) de cada uma das cidades catarinenses. A soma desses indicadores constrói o recorte associativo e dimensiona a grandeza populacional, o impacto eleitoral e a capacidade de produção de riquezas nos 21 quadrantes do Estado.

Todas as regiões estão dimensionadas por seu dinamismo econômico, evidenciando a cidade-pólo, a força motriz regional, seus apelos turísticos e a vocação de suas principais cidades.

Temos certeza de que os novos prefeitos e vereadores — e certamente os reeleitos — atuarão de forma a conduzir os municípios catarinenses a um patamar de maior prosperidade e bem-estar de sua população, mantendo Santa Catarina como um estado pujante e com valores inegociáveis.

Boa leitura!

José Roberto Deschamps

Presidente da Adjori/SC