O deputado Moacir Sopelsa (MDB), presidente da Alesc, assume o governo do Estado e o deputado Maurício Eskudlark (PL) passa a comandar o Parlamento catarinense
A manhã de sábado (3/9) foi marcada por concorridas solenidades que movimentaram o ambiente político catarinense. Logo às 9 horas, o deputado Moacir Sopelsa (MDB) transmitiu o cargo de presidente da Assembleia Legislativa para o 1º vice-presidente, deputado Maurício Eskudlark (PL). Com assento na Casa em várias legislaturas, Eskudlark permanecerá no comando do Parlamento até o final do primeiro turno das eleições, enquanto Sopelsa estiver na chefia do Poder Executivo estadual.
A solenidade, realizada no Plenário Deputado Osni Régis, na sede do Legislativo de Santa Catarina, em Florianópolis, reuniu representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de lideranças políticas, amigos e familiares dos dois deputados. Ao se pronunciar, Eskudlark falou da alegria em assumir a condução da Alesc e de como isto coroa sua trajetória.
Governo do Estado
Licenciado do cargo para se dedicar à candidatura à reeleição, Carlos Moisés (Republicanos) passou o comando do Governo do Estado de Santa Catarina ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Moacir Sopelsa (MDB), em solenidade bastante prestigiada, promovida também na manhã de sábado (3/9), no teatro Pedro Ivo Campos, no Centro Administrativo, em Florianópolis.
Ao se pronunciar, já como licenciado do cargo, Carlos Moisés falou da importância da continuidade das ações do Governo e da certeza de que o Estado estará em boas mãos. Valorizou a harmonia entre os Poderes e agradeceu o Parlamento catarinense, e a gestão do deputado Moacir Sopelsa, na aprovação de medidas importantes para o Estado.
Em seu pronunciamento, como governador em exercício, Sopelsa reconheceu o desafio e o peso da responsabilidade de assumir interinamente o Executivo Estadual. “Esse é o momento mais importante de minha vida pública. Emocionado, disse “não há palavra que expresse minha felicidade e gratidão ao gesto de amizade do governador Carlos Moisés em me permitir assumir o governo do Estado”. Quero garantir minha lealdade e o compromisso de dar continuidade ao trabalho feito até aqui de respeito a todas as pessoas e de realizações para melhorar a vida dos catarinenses", afirmou Sopelsa.
Oportunidade - A posse de Sopelsa só foi possível com a licença do governador Carlos Moises (Republicanos) e da vice-governadora, Daniela Reinehr (PL) por conta das disputas eleitorais, mesmo não sendo necessário o afastamento de ambos de seus respectivos cargos. O fato de Sopelsa não disputar nova eleição também foi decisivo para a efetivação no comando interino do Estado.
Sobre a RCN Imprensa
A página da Rede Catarinense de Notícias, elaborada pela Agência Adjori de Jornalismo, é o conteúdo impresso mais visto de Santa Catarina. A página circula semanalmente em mais de 40 jornais de todas as regiões do Estado. A tiragem somada dos participantes supera 130 mil exemplares.
A publicação iniciou em 2002 e segue de forma ininterrupta até hoje. Já são mais de 600 edições contando os principais fatos de Santa Catarina.
Deixe seu comentário