-
(Fotos: Cristiano Estela / SECOM)
Com o objetivo de reforçar as ações de apoio aos municípios afetados, a ALESC anunciou a doação de R$ 5 milhões para a Defesa Civil do Estado
O grande volume de chuvas que desabou sobre alguns municípios catarinenses nos últimos dias de novembro provocou uma série de ocorrências como alagamentos, quedas de árvores, inundações e deslizamentos, além de comprometimento do trânsito em diversas rodovias. As regiões Norte, Vale do Itajaí, Planalto Serrano e Grande Florianópolis foram as mais atingidas. As cidades de São João Batista, e Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis, ficaram totalmente isoladas.
Decretos
Diante desse cenário, o Governo de Santa Catarina decretou situação de emergência, o que garante maior agilidade a ações de atendimento, assistência às pessoas e recuperação dos municípios afetados. Também providenciaram decretos de situação de emergência mais de vinte municípios. São eles: Araquari, Joinville, São Bento do Sul, Luiz Alves, Corupá, Guaramirim, Rio dos Cedros, Campo Alegre, Santo Amaro da Imperatriz, Benedito Novo, Palhoça, Rancho Queimado, São José, Águas Mornas, Antônio Carlos, Armazém, São João Batista, Paulo Lopes, Florianópolis, Angelina, Biguaçu, Anitápolis, Timbó, Schroeder e Brusque. Segundo a Defesa Civil, temporais isolados, com chuva potencialmente intensa, raios, rajadas de vento, e eventual queda de granizo ainda podem ocorrer esta semana, principalmente entre o Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis.
Defesa Civil
De acordo com a Defesa Civil, em 1º de dezembro já havia o registro de 882 pessoas desalojadas, 195 desabrigadas e dois óbitos, um por soterramento e outro por choque elétrico. O governador Carlos Moisés lamentou as mortes e reforçou que as equipes do governo seguem mobilizadas com a missão prioritária de proteger a vida e prestar toda a assistência humanitária à população.
A Defesa Civil de Santa Catarina iniciou a entrega de itens de ajuda humanitária aos municípios castigados pela chuva. Colchões e kits de roupa de cama, higiene, limpeza e cesta básica já foram distribuídos nas cidades de São Bento do Sul, Joinville e Guaramirim e devem ser entregues a outros municípios em situação de emergência.
Equipes coordenadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) seguem trabalhando intensamente na limpeza e na recuperação de trechos afetados pelas chuvas em rodovias catarinenses
ALESC
Com o objetivo de reforçar as ações de apoio à população afetada pelas fortes chuvas, a Assembleia Legislativa anunciou a doação de R$ 5 milhões para a Defesa Civil do Estado. O montante disponibilizado para o governo estadual é fruto de economia de recursos da administração da Assembleia e do conjunto dos parlamentares. O valor será encaminhado mediante a apresentação, pela Defesa Civil, de planos de trabalho para auxílio às famílias atingidas e para recuperação dos danos materiais. “O Legislativo está ativo e
vigilante para atuar, dentro de suas competências, para minimizar os efeitos dos desastres que atingem os catarinenses”, ressaltou o presidente da Alesc, deputado Moacir Sopelsa (MDB).
Sobre a RCN Imprensa
A página da Rede Catarinense de Notícias, elaborada pela Agência Adjori de Jornalismo, é o conteúdo impresso mais visto de Santa Catarina. A página circula semanalmente em mais de 40 jornais de todas as regiões do Estado. A tiragem somada dos participantes supera 130 mil exemplares.
A publicação iniciou em 2002 e segue de forma ininterrupta até hoje. Já são mais de 600 edições contando os principais fatos de Santa Catarina.
Deixe seu comentário