Logo Jornal

Sexta-Feira, 21 de Junho de 2024




RCN IMPRESSA

Programa Alô Saúde chega aos turistas

Visite nossa rede social @rcnonline_sc

Florianópolis oferece consultas e orientações para moradores e visitantes

Programa Alô Saúde chega aos turistas
Foto: Leonardo Sousa / PMF
- Programa disponível na temporada de verão na capital catarinense é inédito no país

Rede_755.pdf - visualizar documento

Eleita a cidade mais competitiva, inovadora e inteligente do Estado, Florianópolis lançou nesta semana uma iniciativa inédita no país. O programa Alô Saúde Floripa, que já vinha beneficiando os moradores, agora se estende para atender também os turistas que escolhem a capital catarinense como destino. O prefeito Topázio Neto (PSD) anunciou a novidade como uma "inovação única no Brasil inteiro".

Criado para atender a população local, com o objetivo de evitar a lotação das Unidades de Saúde na Capital e garantir um atendimento ágil e eficiente, o programa de telemedicina com teleconsultas pelo celular pode ser acessado pelos turistas pelo número 0800 333 3233. Eles terão um cadastro específico na plataforma, o que permite que tenham atendimento médico quando necessário, sem precisar se deslocar para postos de saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Reforços

Para dar conta do aumento da demanda, as equipes dos Centros de Saúde e UPAs receberão reforços durante a temporada de verão, e os horários de atendimento serão ampliados, indo até às 22 horas e incluindo os finais de semana. A Secretaria Municipal de Saúde também intensificará o monitoramento e o controle das doenças mais frequentes no verão, como a dengue.

O prefeito Topázio Neto destacou a importância dessa inovação. "Na nossa Operação Verão a gente tem essa novidade este ano que eu digo que é única no Brasil. Com o programa Alô Saúde nós já oferecemos ao cidadão de Florianópolis a possibilidade da telemedicina com teleconsultas no celular. Então, qualquer cidadão que mora em Florianópolis, hoje, pode ligar no número 0800. Ele não paga nada pela ligação. Ele é atendido numa central de atendimento com enfermeiras e, se houver necessidade de uma consulta médica, ele faz a consulta com o médico diretamente no celular dele e pode receber pelo próprio celular a receita para compra de remédio. A novidade é que para este ano o turista que vier para Florianópolis durante a temporada de verão, também vai poder acessar esse serviço na cidade gratuitamente."

Conforme o prefeito, essa inovação não apenas aumenta a eficiência do sistema de saúde local, mas também oferece mais comodidade e segurança para aqueles que visitam a cidade durante a estação mais quente do ano.

Integração

Quanto ao fato de Florianópolis se destacar em diversos rankings nacionais de competitividade e inovação, o prefeito ressaltou que Florianópolis se caracteriza por ter uma facilidade de integração muito grande entre o governo municipal, o setor privado e a sociedade civil organizada. “A gente vem há muitos anos desenvolvendo o que nós chamamos de ecossistema. E esse ecossistema, nós estamos sempre discutindo, achando novas formas de fazer a cidade mais fácil para quem vem para cá para empreender e para gerar emprego”, revelou Topázio.

Essa sinergia resultou em diversas premiações, incluindo o título de "cidade mais inteligente do Brasil," a capital mais inovadora e a capital com a maior qualidade de vida para pessoas mais idosas.


Sobre a RCN Imprensa

A página da Rede Catarinense de Notícias, elaborada pela Agência Adjori de Jornalismo, é o conteúdo impresso mais visto de Santa Catarina. A página circula semanalmente em mais de 40 jornais de todas as regiões do Estado. A tiragem somada dos participantes supera 130 mil exemplares.

A publicação iniciou em 2002 e segue de forma ininterrupta até hoje. Já são mais de 600 edições contando os principais fatos de Santa Catarina.

logo_rodape

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br