Pesquisa do Sebrae Santa Catarina também aponta expectativa de crescimento próximo de 4% para a geração de empregos pelas MPEs

O Observatório de Negócios do Sebrae/SC divulgou a pesquisa de Tendência Conjuntural, em que aponta o desempenho dos pequenos negócios no 2º trimestre de 2023 e as principais tendências para o 3º trimestre.

Ao todo, foram entrevistadas 819 empresas, distribuídas em cotas representativas ao número de MEI (Microempreendedor Individual), ME (Microempresa) e EPP (Empresa de Pequeno Porte) de diferentes regiões do Estado.

Segundo a pesquisa, as vendas durante o 2º trimestre apresentaram queda de 3,6% em relação ao1º. Entre abril e junho de 2023, apenas 26,6% dos pequenos negócios catarinenses registraram crescimento nas vendas. O setor do comércio foi que mais apresentou aumento, 9,3% a mais do que o obtido no 1º trimestre. Já o setor da indústria teve diminuição de 6,5%, se comparado ao trimestre anterior.

Para a Analista de Dados e Coordenadora do Observatório de Negócios do Sebrae/SC, Amanda Maciel da Silva, a expectativa dos pequenos negócios catarinenses para o 3º trimestre de 2023 é mais otimista. “Mais da metade dos empresários catarinenses que têm um pequeno negócio (59,6%) acredita em aumento de vendas no 3º trimestre. A maior influência continua sendo a situação econômica do país e a instabilidade do mercado, que pode reduzir a confiança e deixar a economia paralisada.

Mesmo assim, aos poucos os empresários estão recuperando o otimismo, surpreendendo no número de empresas que investem acima do esperado e seguem gerando novos postos de trabalho. Para o próximo trimestre é esperado um crescimento próximo de 4% para a geração de empregos pelas MPEs.

Uma das medidas para impulsionar o investimento e atrair o crescimento é proporcionar aos pequenos negócios o acesso facilitado ao crédito, por exemplo”, comenta.

No 2º trimestre, 2 em cada 10 pequenos negócios buscou crédito para sua empresa, sendo as cooperativas de crédito as principais fontes acessadas. No geral, 80% das empresas que buscaram crédito obtiveram os recursos solicitados.

A pesquisa evidenciou ainda que 70% das empresas que não conseguiram crédito afirmam que não farão investimentos no próximo trimestre. “Isso confirma a importância da facilitação do acesso ao crédito como forma de alavancar os pequenos negócios e, consequentemente, impulsionar de modo geral a economia do estado”, finaliza Amanda.


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