-
A ordem de serviço foi assinada pelo governador Moisés com a presença de secretários de estado e representantes de entidades de classe (Fotos: Ricardo Wolffenbuttel/Secom)
O investimento será destinado à construção de dois novos corredores ferroviários que vão auxiliar no transporte de produtos do agronegócio
Já está assinada a ordem de serviço que coloca em andamento dois novos projetos do modal ferroviário em Santa Catarina, com investimento previsto de R$32 milhões. Um deles é o Corredor Ferroviário, ligando Chapecó, no Oeste catarinense, a Correia Pinto, no Planalto Serrano. Serão 319 km de trilhos destinados a auxiliar o transporte do agronegócio. A expectativa é que mais de 20 milhões de toneladas por ano sejam transportadas com a nova infraestrutura, para abastecer a agroindústria catarinense com grãos e insumos agrícolas e industriais. A nova rota será uma alternativa para a exportação de produtos catarinenses para o mercado do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, com uma estimativa de custo menor, comparado ao transporte rodoviário.
O outro projeto refere-se à Ferrovia Interportos, que terá 62 quilômetros,
ligando Itajaí, o segundo maior complexo portuário do país, a Araquari, no Norte do Estado. Atualmente, os portos de Santa Catarina movimentam mais de 40 milhões de toneladas, sendo 60% em contêineres. Desse volume, apenas 3% são distribuídos por ferrovias. De acordo com os técnicos da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (SIE), a Ferrovia Interportos poderá transportar até 15 milhões de toneladas por ano, com menor custo e alívio do tráfego nas rodovias.
FCDL
A ordem de serviço para a execução dos dois projetos para novas ferrovias foi assinada pelo governador Carlos Moisés, em 27 de outubro, em evento realizado na Casa D’Agronômica, com a presença de secretários de estado e demais representantes de entidades ligadas à indústria, transporte, comércio e logística.
O Vice-Presidente de Assuntos Públicos e Políticos da FCDL/SC, Walmor Jung Junior, e a Assessora Parlamentar, Christiane Vega, participaram do encontro. “Foi uma noite importante para Santa Catarina. Todos os investimentos trarão benefícios para setores primordiais ao nosso estado. Estamos com grandes expectativas para que as obras saiam do papel e auxiliem no crescimento da economia, e na logística da indústria e comércio”, ressaltou o Vice-Presidente Walmor.
Sobre a RCN Imprensa
A página da Rede Catarinense de Notícias, elaborada pela Agência Adjori de Jornalismo, é o conteúdo impresso mais visto de Santa Catarina. A página circula semanalmente em mais de 40 jornais de todas as regiões do Estado. A tiragem somada dos participantes supera 130 mil exemplares.
A publicação iniciou em 2002 e segue de forma ininterrupta até hoje. Já são mais de 600 edições contando os principais fatos de Santa Catarina.
Deixe seu comentário