Dois grandes eventos trataram de iniciativas para promover a divulgação de informações governamentais

O 2° Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação, realizado no Rio de Janeiro, nos dias 20 e 21, reuniu representantes do setor das sete regiões do Brasil para debater os desafios da comunicação governamental, com foco principal nas fake news. Representando Santa Catarina, o secretário de Estado da Comunicação, João Debiasi, marcou presença.

“Uma diretriz que o governador Jorginho Mello sempre nos passou é que devemos fazer Santa Catarina interagir e se mostrar protagonista em questões nacionais. Aproveitamos para trazer a nossa experiência, nossas potencialidades na área de comunicação. Discutimos tendências, mas sobretudo, premissas que definem políticas de comunicação, para que a comunicação pública seja a mais efetiva possível”, ressaltou João Debiasi.

Os painéis abordaram os seguintes temas: “O Brasil e os desafios das gestões estaduais no combate às fake news”. “Foco no digital: do processo licitatório ao diálogo com a população” e “Rádios comunitárias: da regulamentação à divulgação das notícias”. Ao final do encontro, em uma cerimônia no Cristo Redentor, foi apresentada uma carta-compromisso para o enfrentamento à desinformação.

Compol

O Congresso de Comunicação Política e Institucional - Compol Brasil - promoveu uma segunda rodada regional na quinta e sexta-feira, 21 e 22, no Centro de Inovação de Blumenau (CIB). A edição Compol Vale do Itajaí contou com a participação de grandes nomes do mercado e foco em marketing, estratégias de campanha e comunicação política. A programação envolveu mais de 30 profissionais, dentre eles, a secretária adjunta de Estado da Comunicação, Renata Furlanetto, que apresentou um pouco da Secretaria da Comunicação e o case da Agência Catarinense de Notícias (ACN). Segundo ela, o portal de notícias da Secom/ SC, criado em maio, alcançou a marca de um milhão de usuários em setembro, sendo que mais de 90% são novos usuários. 

A secretária adjunta também falou da estrutura atual e da rotina da Secom, e dos meios e canais para levar informação sobre as ações do Governo à sociedade, seja por meio da imprensa, mídias próprias ou publicidade.


Sobre a RCN Imprensa

A página da Rede Catarinense de Notícias, elaborada pela Agência Adjori de Jornalismo, é o conteúdo impresso mais visto de Santa Catarina. A página circula semanalmente em mais de 40 jornais de todas as regiões do Estado. A tiragem somada dos participantes supera 130 mil exemplares.

A publicação iniciou em 2002 e segue de forma ininterrupta até hoje. Já são mais de 600 edições contando os principais fatos de Santa Catarina.