Logo Jornal

Sexta-Feira, 23 de Fevereiro de 2024




Coluna RCN - Edição 1

Visite nossa rede social @rcnonline_sc

As notícias veiculadas em vários jornais do Estado

Polícia na rua e mais verbas para a segurança

Em plena Praça XV, no centro de Florianópolis, o governador Luiz Henrique empossou na terça-feira, 9, o novo comandante da Polícia Militar do Estado, coronel Eliésio Rodrigues, que já liderou a PM em Joinville, Florianópolis, Curitibanos e Lages, em seus 34 anos de corporação. A população presente à prestigiada cerimônia ouviu boas notícias: acréscimo de aproximadamente três mil homens ao contingente encarregado do policiamento no Estado e verba de R$ 50 milhões para Segurança Pública, caso seja validado o leilão das contas de salários do funcionalismo estadual. A ampliação do efetivo atuante viria com a substituição de PMs que estão em trabalhos burocráticos por policiais aposentados, contratação de agentes prisionais e realização de concurso para agentes de segurança, retirando os PMs dessas funções. No pacote de medidas ainda figuram: venda de imóveis (inclusive a valorizada Penitenciária de Florianópolis) para reforçar o caixa e a promoção de praças e oficiais da PM.

Na Polícia Civil, assumiu o delegado Maurício Eskudlark, que já está revolucionando a área, prometendo descentralizar as delegacias de polícia e intensificar as operações durante a temporada de Verão.

Educação x Longevidade

Já se sabia que maior acesso à Saúde gera maior expectativa de vida na população. Agora está sendo provado que maior acesso à Educação também pode esticar a longevidade. Artigo publicado no jornal Folha de SP trata dessa questão ao mostrar que, há cerca de cem anos, diferentes Estados norte-americanos começaram a aprovar leis obrigando crianças a freqüentar a escola por mais tempo. E os americanos começaram a se perguntar: As pessoas que freqüentaram a escola por seis anos viveram tanto quanto aquelas que tiveram de ir por um ano a mais? Segundo o artigo, um estudo feito numa mesma comunidade escolar, portanto com crianças de mesma classe social, apontou que a expectativa de vida aos 35 anos fora estendida em até um ano e meio só pelo fato de ter um ano a mais de escolaridade, mostrando a estreita relação entre educação e longevidade. Em SC, as crianças ingressam neste 2007 no novo período escolar. Esperamos que aproveitem bem o ano a mais de ensino fundamental e seu ano e meio a mais de expectativa de vida.

Monitorando a Chuva

Começa a funcionar, no Planalto Norte, neste final de semana, a mais densa rede de monitoramento de chuvas do Estado de SC, com equipamentos tecnologicamente mais avançados, desenvolvidos pela Epagri. Os novos pluviômetros medem continuamente a precipitação local e possibilitam o envio automático dos dados via satélite ou tecnologia GSM. As informações serão úteis para os mais diversos segmentos da sociedade. Em caso de chuvas intensas os alertas poderão ser emitidos, por e-mail ou via celular, para a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Indústrias, Polícia Civil e Rodoviária, Cooperativas Agrícolas, Escolas e outros usuários.

Bom exemplo

A Câmara de Vereadores de Pomerode conseguiu economizar mais de 40% da verba disponível ao legislativo municipal e ao invés de torrar a sobra de caixa entre os vereadores decidiu devolver os recursos aos cofres da Prefeitura. Os R$ 541 mil economizados serão aplicados em obras de infra-estrutura e destinados a entidades ligadas a áreas de Educação, Saúde e Esportes. Essa atitude (já vista em outras cidades, como Tijucas, por exemplo) poderia servir de modelo a todos os Legislativos. Afinal, estaria mesmo sobrando dinheiro nas Câmaras Municipais. A lei que reduziu o número de vereadores não se preocupou em cortar na mesma proporção o repasse de verbas às Casas Legislativas, gerando uma gastança desnecessária ? com aumento das despesas de viagens e outros gastos supérfluos ? que não atendem aos interesses da população.


O trade turístico foi chamado a opinar sobre a participação de Santa Catarina em feiras nacionais e internacionais. Só no primeiro trimestre de 2007, o Estado vai estar presente em três feiras nacionais (TAM Show, no RS; 4ª Praça de Negócios, em Ribeirão Preto, SP e Workshop da CVC, em São Paulo) e três internacionais (BTL , em Lisboa; Audavi, em Montevidéu e ITB, em Berlim). A decisão foi chancelada pelo deputado Gilmar Knaesel, Secretário da Cultura, Turismo e Esporte, Marcílio Ávila, presidente da Santur, e lideranças do setor.

logo_rodape

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br