Operações por meio do Fungetur permitirão investimentos no setor turístico dos três estados do Sul

Em audiência no Ministério do Turismo, na quarta-feira (4/10), o presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), João Paulo Kleinübing, defendeu a necessidade de ampliação do limite atual do Fundo Geral do Turismo (Fungetur), destinado ao financiamento de empreendimentos turísticos, bem como ao suporte financeiro no desenvolvimento de políticas públicas de fomento à atividade turística.

Kleinubing reforçou ao ministro da pasta, CelsoSabino de Oliveira, que o BRDE sempre se caracterizou como uma das instituições financeiras credenciadas pelo Ministério do Turismo que melhor performou os recursos do fundo desde o início da parceria. “Até o momento, o BRDE contratou 1.520 operações num valor total de R$ 733,9 milhões utilizando a totalidade dos recursos contratados junto ao Fungetur, inclusive durante o período da pandemia, mantendo empregos e a atividade do setor na sua área de atuação”, mencionou.

Segundo Kleinubing, essa performance só foi possível pela estrutura operacional e financeira dedicada para o bom atendimento dos seus clientes e para o cumprimento das condições estabelecidas pelo Ministério do Turismo para execução dos recursos.

O presidente do BRDE assinalou que o Banco está numa região com diversos pólos turísticos como a Serra Gaúcha, o Litoral e Vale Germânico em Santa Catarina e Foz do Iguaçu no Paraná. Além disso, o BRDE atua no estado do Mato Grosso do Sul, onde está localizado Bonito e o Pantanal. “O setor do turismo está em constante crescimento com investimentos em hotéis, pousadas, restaurantes e novos atrativos turísticos. Devido a este ambiente favorável, o BRDE, mesmo diminuindo a prospecção de novas operações pela falta de recursos do Fungetur, possui atualmente uma demanda de projetos em fase de prospecção e análise no valor de R$ 300 milhões”, ressaltou.

Kleinubing observou, também, a necessidade de apoio aos municípios da região Sul, afetados pelos eventos climáticos, que estão demandando recursos para a retomada de suas atividades. Na agenda em Brasília, o presidente do BRDE foi acompanhado pelo deputado federal Fábio Schiochet (União Brasil).


Sobre a RCN Imprensa

A página da Rede Catarinense de Notícias, elaborada pela Agência Adjori de Jornalismo, é o conteúdo impresso mais visto de Santa Catarina. A página circula semanalmente em mais de 40 jornais de todas as regiões do Estado. A tiragem somada dos participantes supera 130 mil exemplares.

A publicação iniciou em 2002 e segue de forma ininterrupta até hoje. Já são mais de 600 edições contando os principais fatos de Santa Catarina.