Logo Jornal

Sexta-Feira, 21 de Junho de 2024




RCN IMPRESSA

Inovação, eficiência e ética marcam o Crea-SC

Visite nossa rede social @rcnonline_sc

“Somos referência no país e nossa missão é garantir segurança e qualidade de vida à população”, diz Kita Xavier

Inovação, eficiência e ética marcam o Crea-SC
Foto: Divulgação / CREA-SC
- Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho Kita Xavier, presidente do CREA-SC

784.pdf - visualizar documento

O Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho Kita Xavier assumiu em janeiro deste ano mais um mandato à frente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia - Crea-SC. Em entrevista à RCN, ele destaca o papel do Conselho, algumas das iniciativas de sua gestão e a busca por maior protagonismo do órgão.
RCN: O que marca os 66 anos do Crea-SC?
Kita Xavier: Nossa missão é atuar na fiscalização do exercício ilegal da profissão garantindo a segurança e qualidade de vida da sociedade e nessa trajetória construímos um legado que transformou o Crea-SC em uma instituição referência por sua eficiência, credibilidade e conduta ética.

RCN: Quais os destaques de sua gestão no Crea-SC?
Kita Xavier:
Lançamos em 2023 o Inova Crea, Programa de Inovação do Conselho, que tem como foco conectar pessoas e organizações públicas e privadas, impulsionando a cultura de inovação no setor da engenharia, agronomia e geociências. Entre as ações deste programa
podemos destacar a disponibilização de coworkings por todo o estado com acesso gratuito, oferta de desconto e gratuidade em softwares relevantes para o desenvolvimento profissional e aprimoramento de habilidades técnicas, apoio através da política de patrocínio a eventos na área de inovação, Universidade Corporativa com mais de 180 cursos on-line, normas da ABNT disponibilizadas gratuitamente, realização do Crea-Summit, evento que busca fomentar o diálogo, a colaboração e o networking.

RCN: O Crea-SC está buscando maior protagonismo na esfera política institucional?
Kita Xavier:
Conquistar representatividade e contribuir com ações técnicas propositivas que colaborem com o desenvolvimento de nossas profissões e também da sociedade é uma das metas do Crea-SC. Esse protagonismo se deve ao que estamos realizando, ao trabalho de umaequipe que de forma incansável busca encontrar soluções criativas para levar facilidade aos nossos profissionais, empresas e sociedade de forma geral.

RCN: Quais as atribuições do Comitê de Crise do Crea-SC ?
Kita Xavier
: O Comitê de Crise do CREA-SC tem como objetivo prestar apoio técnico e disponibilizar infraestrutura aos órgãos envolvidos no atendimento às situações de emergência no estado. Por meio do Comitê, profissionais têm auxiliado a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros com conhecimento técnico e soluções da engenharia, agronomia e geociências. Em 2023, atuamos no deslizamento da BR-470, em Rio do Sul, e outra ação foi o Laudo de Vistoria Técnica de Engenharia referente à Inspeção de Segurança Especial (ISE), da Barragem Sul, do Rio Itajaí do Sul, em Ituporanga, entregue à Secretaria da Defesa Civil. Em abril deste ano, nos deslizamentos ocorridos em Garopaba, o comitê atuou na identificação das áreas de risco. E estamos atentos para agir sempre que necessário, sendo uma das formas de contribuirmos com nossa missão de garantir segurança e qualidade de vida à população.

RCN: Como o Crea-SC e o Crea-RS podem contribuir para a reconstrução das cidades devastadas no RS?
Kita Xavier
: O CREA-RS está mobilizando os profissionais para o trabalho voluntário de apoio técnico, com vistas à reconstrução do Estado e mobilizando diversas ações para atender as necessidades dando suporte a Defesa Civil com a disponibilização de seus agentes fiscais. A prioridade inicial é salvar vidas. Enquanto Sistema, a movimentação sinalizada pelo presidente do Confea, Eng. Telecom. Vinícius Marchese, é que no momento necessário seja possível subsidiar o custeio de profissionais para o auxílio desse restabelecimento, através de uma força-tarefa nacional com profissionais que estejam dispostos a contribuir para a reconstrução do estado vizinho.


Sobre a RCN Imprensa

A página da Rede Catarinense de Notícias, elaborada pela Agência Adjori de Jornalismo, é o conteúdo impresso mais visto de Santa Catarina. A página circula semanalmente em mais de 40 jornais de todas as regiões do Estado. A tiragem somada dos participantes supera 130 mil exemplares.

A publicação iniciou em 2002 e segue de forma ininterrupta até hoje. Já são mais de 700 edições contando os principais fatos de Santa Catarina.

logo_rodape

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br