Logo Jornal

Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024




GOVERNO SC

Polícia Científica comemora os 106 anos da perícia oficial e apresenta sua nova diretoria

Visite nossa rede social @rcnonline_sc

Com a presença do governador Jorginho Mello (PL) e da vice-governadora Marilisa Boehm (PL), a Polícia Científica de Santa Catarina realizou na manhã desta sexta-feira (03/01), evento de comemoração pelo aniversário de 106 anos da perícia oficial catarinense, com a apresentação da sua nova diretoria. O ato foi no auditório do Complexo da Segurança Pública, na Capital, e reuniu peritos criminais de todas as regiões do estado.

“Eu tenho certeza que juntos vocês poderão fazer o melhor trabalho das Polícias Científicas do Brasil”, afirmou o governador Jorginho Mello no evento.

A perita-geral da Polícia Científica, Andressa Boer Fronza, destacou em seu discurso que a iniciativa reflete o comprometimento da nova gestão com o fortalecimento e a valorização do órgão e seus profissionais.

“A Polícia Científica realiza o importante papel de aplicar a ciência e a técnica a serviço da Justiça, sempre em busca da verdade de forma imparcial, ouvindo o que os vestígios de um crime trazem e transformando eles em provas materiais que vão condenar culpados ou absolver inocentes”, explica a perita-geral.

Delegada de polícia aposentada, a vice-governadora conhece bem a importância do trabalho da perícia. “Desses 106 anos, eu acompanhei quase 30 trabalhando com eles para que os nossos inquéritos tivessem valor e houvesse um julgamento justo e verdadeiro”, afirma Marilisa Boehm.

Roberto Zacarias / SECOM

A história de mais de um século que conta a trajetória da perícia oficial de Santa Catarina começou no dia 6 de janeiro de 1917, quando o médico-legista Carlos José da Motta de Azevedo Correia foi nomeado diretor do então gabinete de identificação e estatística criminal. Assim surgiu o órgão pericial constituído em território catarinense.

Após muitos anos de trabalho e evolução, a Perícia Oficial conquistou em 2005 sua autonomia administrativa, com a criação do Instituto Geral de Perícias.

Em 2019 consolidou sua autonomia financeira, patrimonial e orçamentária, com a criação do Fundo de Melhoria da Perícia Oficial. Já em 2021 o Instituto Geral de Perícias se tornou a Polícia Científica de Santa Catarina, um grande passo em termos de fortalecimento institucional e para a categoria da perícia oficial.

E, no ano de 2023, o governador Jorginho Mello e a vice-governadora Marilisa Boehm escrevem mais uma página dessa história, elevando, pela primeira vez, uma mulher ao cargo de perita-geral da Polícia Científica de Santa Catarina.

Diretorias

No ato, o governador e a vice-governadora conheceram todos as áreas da Polícia Científica e foram apresentados aos diretores responsáveis por cada setor:

  • Diretor de criminalística – perito criminal Eduardo José Linhares
  • Diretora de Identificação Civil e Criminal – perita criminal Cassia Regina Roman da Rosa
  • Diretor de Medicina Legal – perito médico-legista Fernando Oliva da Fonseca
  • Diretora de Análises Forenses – perita criminal Kelly Ribas Lobato
  • Diretor de Administração e Finanças, perito criminal - Rafael Gazola
  • Diretor de Tecnologia da Informação – perito criminal Túlio Leal Corrêa
  • Diretor da Academia de Perícia – perito criminal Luan Alves Lopes Carneiro
logo_rodape

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br