Logo Jornal

Sábado, 27 de Abril de 2024




Mais investimentos

Santa Catarina pode sediar nova filial da fabricante chinesa de automóveis GWM

Visite nossa rede social @rcnonline_sc

Reunião entre o governador Jorginho Mello e representantes das Great Wall Motors selou a intenção da companhia em ter uma filial no Estado

Santa Catarina pode sediar nova filial da fabricante chinesa de automóveis GWM
Foto: Roberto Zacarias / SECOM
-

O empenho do secretário de Estado de Ciência Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, para atrair investimentos para Santa Catarina teve hoje seu mais vistoso resultado.

Um reunião entre o governador Jorginho Mello e representantes da fabricante de automóveis Great Wall Motors (GWM), na tarde desta quarta-feira, 27, selou a intenção da companhia chinesa em ter uma filial no Estado. Além de estabelecer uma unidade para distribuição de veículos, a GWM visa criar uma sede estratégica para a importação de peças automotivas e a montagem local de componentes.

Pesou na  escolha de Santa Catarina para a nova filial da montadora, a infraestrutura robusta, mão de obra qualificada e ambiente favorável aos negócios. A proximidade com portos e aeroportos também foi levada em conta, pois facilitará o processo de importação de peças, assim como a presença de empresas do setor automotivo na região vista como oportunidades para parcerias e colaborações.

Participaram do encontro o diretor de relações institucionais da GWM, Ricardo Bastos, o diretor financeiro da GWM, Wayne Chien, além dos secretários de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, de Ciência Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, e o presidente da SCPar, Renato Lacerda.

“Estamos à disposição para ser parceiros. Somos um estado que respeita o meio ambiente e projeta grandes negócios. Por aqui já temos mão de obra qualificada, berço da tecnologia e inovação, além de uma ótima infraestrutura com os portos. Temos conseguido dar segurança para muitas empresas se instalarem aqui e isso tem acontecido cada vez mais. Vamos manter esse diálogo e torcer pra dar tudo certo”, disse o governador Jorginho Mello.

Além dos benefícios econômicos, a chegada da GWM, que é referência ainda em veículos elétricos, promete fortalecer a cadeia de suprimentos local, gerando empregos diretos e indiretos e promovendo o desenvolvimento tecnológico na área de autopeças. A iniciativa também reforça o compromisso da empresa com a sustentabilidade, incentivando práticas de produção mais eficientes.

Segundo Marcelo Fett,  a vinda da GWM tem muita conexão com a nova política de desenvolvimento centrada na descarbonização, transição energética e mobilidade elétrica do governo catarinense. Ele lembrou que no ano passado esteve com outros colegas do governo no escritório em São Paulo para convidar os diretores da companhia para virem conhecer de perto o potencial logístico e de ambiente de negócio do estado.

A GWM
O diretor de relações institucionais da GWM, Ricardo Bastos, disse que empresa já tem alguns investimentos no Brasil, mas pensa numa estratégia de longo prazo  e que vê Santa Catarina como uma oportunidade muito importante para ampliação dos negócios no país. "Viemos agradecer o governador sobre a primeira visita que o secretário Marcelo Fett nos fez ano passado em São Paulo e também conhecer as oportunidades e as facilidades existentes aqui. Santa Catarina hoje é referência na venda de veículos eletrificados no Brasil. É um Estado que tem feito movimentos muito importantes. A gente sabe que aqui existem a preocupação ecológica e ambiental, conhecemos a infraestrutura, o setor portuário, que fazem de Santa Catarina um estado com oportunidades”, ressaltou Ricardo Bastos.

.

logo_rodape

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br