As autorizações para início do processo administrativo de subdelegação e do convênio para obras foram assinadas nesta nesta terça-feira, 18,

O Governo de Santa Catarina está subdelegando a administração do Aeroporto de Rio Negrinho para a gestão municipal. O governador Jorginho Mello também autorizou, nesta terça-feira, 18, que a Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) firme convênio com a prefeitura do município para investimentos de R$ 4,7 milhões.

As autorizações para início do processo administrativo de subdelegação e do convênio para obras foram assinadas nesta nesta terça-feira, 18, pelo governador Jorginho Mello, em evento realizado na Casa d’Agronômica. Participaram o prefeito de Rio Negrinho, Caio Cesar Treml, o secretário SPAF, Beto Martins, e autoridades locais. O aeroporto foi incluído nos estudos do Paesc em 2024 e teve os trâmites de outorga para exploração de aeródromo público concluídos junto ao Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC).

“Isso, há tempos, toda a classe política pede, a classe empresarial também. Esse aeroporto vai dar para Rio Negrinho essa condição importante de se locomover. As nossas estradas estão cada vez mais abarrotadas, então quando você tem voos regionais e qualquer tipo de voo, ajuda muito no crescimento, porque tempo é dinheiro. E mais essa opção vai atrair investimentos e desenvolvimento para o município e para a população, sem dúvida nenhuma”, explicou o governador Jorginho Mello.

“Este é um dos novos aeroportos de Santa Catarina, que incluímos no Paesc. Foram feitos todos os trâmites para que viesse a integrar a rede estadual de aeroportos públicos. O município fará a gestão, mas o Estado tem o compromisso de apoiar os investimentos para melhorar a estrutura do aeroporto. A região ganha um importante equipamento de infraestrutura para contribuir com o desenvolvimento socioeconômico”, afirma o secretário Beto Martins.

Administração com o município
O aeródromo de Rio Negrinho é operado atualmente pelo Aeroclube local e possui uma pista de pouso de decolagem para operações visuais-diurnas, asfaltada, com dimensões de 1.198 metros de comprimento por 22 metros de largura.

A partir de agora o Estado, em parceria com o município, iniciará os procedimentos junto a ANAC para a regularização do aeródromo. Com a autorização do governador do Estado para início dos trâmites administrativos para celebração do convênio de subdelegação entre a SPAF e o município de Rio Negrinho, caberá em breve à prefeitura a responsabilidade pela gestão e exploração do aeródromo.

“Hoje Rio Negrinho realiza um sonho. Quero agradecer muito ao governador Jorginho Mello e ao secretário Beto Martins que viabilizaram tudo que está acontecendo hoje. Agora vamos poder operar inclusive a noite. É um ganho para o progresso da cidade”, comemorou o prefeito de Rio Negrinho, Caio Treml.

Os primeiros investimentos que serão feitos no Aeroporto de Rio Negrinho compreendem a implantação de novas barreiras de segurança patrimonial (cerca), pavimentação do pátio de estacionamento de aeronaves, reforma de hangar, execução de serviços de drenagem no entorno da pista e áreas adjacentes, implantação de nova sinalização horizontal da pista de pouso e decolagem, taxiway e pátio de estacionamento de aeronaves, totalizando um investimento de R$ 4,7 milhões.