Coronavírus

'Hospital de campanha deixará um legado para saúde do Estado', defende secretário

Durante encontro virtual com deputados, Helton Zeferino esclareceu sobre hospital de campanha e leitos de UTI

Foto: Reprodução
Secretário participou de reunião virtual com deputados nesta terça-feira (14)

Nesta terça-feira (14), o secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, participou de uma reunião virtual com a Assembleia Legislativa de SC (Alesc). A convocação foi aprovada por meio de requerimento do deputado Bruno Souza (Novo). A reunião foi organizada pela Comissão de Saúde da Alesc e mediada pelo presidente da Comissão, deputado Neodi Saretta (PT). 

Um dos principais assuntos debatidos da reunião foi o custo do hospital de campanha de Itajaí, considerado alto por alguns deputados. O secretário voltou a defender que o investimento de R$ 76 milhões na unidade deixará um legado para a saúde do Estado, já que equipamentos utilizados ficarão para o patrimônio de Santa Catarina após os seis meses de funcionamento. 

"O que foi contratado pelo Estado são 100 leitos de UTI, com toda parte de RH, alimentação, insumos e exames laboratoriais. É outro formato de hospital de campanha em comparação ao que foi contratado em Goiás com apoio do Governo Federal. Após o fim do enfrentamento ao Coronavírus, o legado desses leitos será aproveitado pela saúde catarinense", explicou Zeferino. 

O deputado Maurício Eskudlark (PL) questionou o secretário sobre a capacitação dos profissionais que serão contratados para o hospital de campanha. Zeferino esclareceu que a mediação desses aspectos entre o Estado e a empresa vencedora da licitação, Hospital Psiquiatra Espírita Mahatma Gandhi, é feita pela Defesa Civil, mas a Secretaria de Estado da Saúde faz todos os acompanhamentos técnicos necessários para o funcionamento da estrutura.

A possibilidade de novas liberações também foi discutida. Os deputados Jair Miotto (PSC), Ismael dos Santos (PSD) e Sérgio Motta (Republicanos), voltaram a questionar o Estado sobre a liberação do funcionamento de igrejas e cultos religiosos. Helton Zeferino prometeu que irá analisar a retomada destas atividades com regramentos específicos. 

Leitos de UTI

A necessidade de leitos de UTI também foi pauta durante a reunião. Alguns deputados questionaram o secretário sobre leitos em regiões específicas do Estado. Zeferino deu um panorama da quantidade de leitos de UTI em Santa Catarina e se comprometeu em enviar aos parlamentares a relação de leitos em cada região do Estado. 

"Desde o início do enfrentamento a pandemia da Covid-19, Santa Catarina já ganhou 247 leitos de UTI adultos e mais de 10 de pediatria. Para combater o Coronavírus, nossa projeção é de 713 leitos além dos 100 que serão construídos no hospital de campanha, totalizando 813 novos leitos de UTI em Santa Catarina", afirmou o secretário.

 




logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br