poder

Ex-presidente Lula deve visitar SC durante roteiro nacional

Foto: Agência Brasil/Arquivo

O ex-presidente e pré-candidato à presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumprirá roteiro no Sul do país em agenda que incluirá Santa Catarina. O cronograma das viagens do petista não está confirmado, mas a visita pode ocorrer ainda em 2021, segundo lideranças locais do partido.

Recentemente, Lula foi ao Nordeste em movimentos prévios de campanha. Nas próximas semanas, o ex-presidente deve viajar para o Norte do país, e, na sequência, para Minas Gerais. O Sul do Brasil viria logo após esses dois compromissos.

Essa seria a primeira vinda de Lula a Santa Catarina após a soltura da cadeia, ocorrida em 8 de novembro de 2019. À época, o ex-presidente foi beneficiado pela derrubada da prisão em segunda instância pelo Supremo Tribunal Federal (STF). 

Em 8 de março de 2021, o ministro do STF Luiz Edson Fachin anulou as condenações de Lula e tornou o petista elegível, em decisão posteriormente acatada no plenário do colegiado.

Em Santa Catarina, Lula é alvo de polêmica na Assembleia Legislativa de SC (Alesc), onde um grupo de deputados tenta derrubar o título de cidadão catarinense dado ao ex-presidente. A matéria que retira a condecoração está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa e ainda não foi apreciada em plenário.







logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br