infraestrutura

Em SC, ministro da Infraestrutura ouvirá pedidos de mais atenção com o Estado

Foto: Fabio Pozzebom/Agência Brasil/Divulgação

Nesta quinta-feira (24), o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, estará em Santa Catarina em visita às obras do Contorno Viário da Grande Florianópolis. Na construção da via, que abrirá um caminho opcional ao tradicional trajeto da BR-101 e que sofreu muitos atrasos durante a execução, o ministro acompanhará um desmonte de rochas no início do traçado, em Palhoça.

Tarcísio estará acompanhado de outras autoridades e de diretores da Arteris, concessionária do trecho da BR-101 Norte e executora da obra. A intenção é atualizar o ministro sobre o andamento dos trabalhos. O prazo de conclusão é 2023.

O ministro receberá pelo menos dois pedidos especiais de empresários do Estado. A Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc) vai entregar um ofício salientando a necessidade de investimentos em Santa Catarina, com destaque para as maiores BRs do Estado, como a 282 e a 470.

Segundo o presidente da entidade, Sérgio Rodrigues Alves, o documento "vai ser entregue ao ministro Tarcísio e se possível também ao presidente Jair Bolsonaro" e vai  "assinalar a necessidade de recebermos aportes em Santa Catarina".

"Hoje nós deveríamos estar recebendo muito mais do que deveríamos do governo federal. Isso é inquestionável. De cada R$ 100 que nós recolhemos, a gente só recebe R$ 18", disse Rodrigues.

Já o presidente da Federação das Indústrias de SC (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar, deve pedir uma atenção destacada para o trecho da BR-101 Norte. A intenção da entidade é que o Ministério, por meio da ANTT, autorize a Arteris a realizar investimentos fora do contrato de concessão. 

A Fiesc sabe que a proposta pode aumentar o preço do pedágio, mas sinaliza que a rodovia, mesmo duplicada, não tem mais condições de suportar o tráfego, principalmente nos entroncamentos em Itajaí, Balneário Camboriú e Joinville. 

Após a visita ao Contorno Viário, Tarcísio deve se deslocar a Chapecó para participar da agenda junto ao presidente Jair Bolsonaro na cidade. 






logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br