LEGISLATIVO
Em SC, Arthur Lira recebe demandas do setor empresarial catarinense
29 Abril 2022 07:00:00
Setor atua pelo melhoramento de rodovias federais para escoamento da produção do estado
Fernanda Kleinebing | Agência Adjori/SC de Jornalismo

Foto: Filipe Scott/Fiesc
As demandas do setor empresarial catarinense foram entregues ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP) na noite de quinta-feira (29). Lira esteve em Santa Catarina para palestra sobre as perspectivas do legislativo em 2022 na Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc).
O presidente da Fiesc, Mário Cezar Aguiar, reconheceu a importância do Legislativo, porque ele traduz em leis a vontade popular. O documento entregue ao deputado pelo Conselho de Entidades Empresariais de Santa Catarina (Cofem) defende, entre outras pautas em tramitação no legislativo federal, a reforma tributária e a valorização do Código Florestal. O melhoramento das rodovias para escoamento da produção também foi destaque.
O presidente da Fiesc enfatizou que, historicamente, Santa Catarina recebe pouco retorno do Governo Federal, mesmo sendo o quinto estado da federação que mais envia recursos. "Santa Catarina é a sexta economia, nós estamos ultrapassando o PIB per capita do Estado do Rio de Janeiro, nós somos o quinto estado que mais envia recursos pro Governo Federal, por isso podemos reclamar por mais aplicação de recursos", justifica.
O Presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC), Ivan Tauffer, enfatiza as necessidades do setor produtivo. "O setor produtivo tem tanta necessidade aqui, principalmente o agronegócio, e nós não temos uma logística e uma estrutura pra escoar a nossa riqueza. Acreditamos que, com a chegada de uma autoridade como essa, que melhore essa condição pro setor produtivo".
O deputado Arthur Lira reconheceu a importância econômica do estado e garantiu que dará atenção especial às questões em Brasília, junto com a bancada catarinense.
O COFEM é integrado pelas Federações das Indústrias (Fiesc), do Comércio (Fecomércio), da Agricultura (Faesc), dos Transportes (Fetrancesc), das Associações Empresariais (Facisc), das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), das Micro e Pequenas Empresas (Fampesc), além do Sebrae-SC.
Polêmicas
Em entrevista aos jornalistas presentes, antes da palestra na Fiesc, Arthur Lira pareceu irritado quando perguntado sobre o afastamento do deputado Daniel Silveira da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Ele negou que tenha falado sobre o afastamento para a imprensa ou para outros parlamentares.
"É preciso que a imprensa tenha calma, que cheque os fatos, a gente não pode estar o tempo todo em uma pergunta dizendo que o presidente disse o que ele não disse ou de dizer que o presidente da Câmara disse o que não disse. Essas afirmações não favorecem uma política de calma, não temos tranquilidade para tocar as pautas porque vivemos administrando crises que são geradas sem necessidade", rebateu Lira.
O deputado federal Daniel Silveira (PTB) foi condenado, recentemente, por crimes considerados como ataques à democracia pelo Supremo Tribunal Federal (STF).