Eleição da OAB será nesta quinta-feira (25)

Mais de 30 mil advogados catarinenses vão às urnas nesta quinta-feira (25). O período de votação será das 9h às 18h e pode ser feito de maneira online, pelo Portal das Eleições, ou presencial, em um dos 70 pontos de votação, inclusive na sede da OAB/SC em Florianópolis.

Entre os candidatos à presidência da OAB/SC, Hélio Brasil destaca a importância de participar do momento mais democrático da advocacia. "A participação de todos os advogados na escolha de quem estará à frente da seccional e das subseções é fundamental para comprovar o desejo de mudança da categoria. Percorremos todas as subseções, conversando, alinhando e apresentando nossas propostas. O retorno que tivemos foi o pedido de mudança e estamos preparados para isso", afirma.

Para construir suas propostas, Hélio percorreu as 51 subseções com o objetivo de ouvir as críticas e sugestões da classe, e assim definir as ações a serem implementadas na sua gestão, com destaque para a redução da anuidade em 25%. "Vamos fazer uma gestão transparente e devolver a credibilidade e protagonismo da OAB/SC em discussões públicas, além de tornar o órgão acessível a todos os advogados. Nossa anuidade é a terceira maior do país atualmente e propomos a redução de 25%, ajustando à realidade dos rendimentos da advocacia catarinense, especialmente dos profissionais mais jovens", comentou Hélio Brasil.

Segundo a candidata à vice-presidência, Andréia Dota, tanto a chapa estadual como as subseções estão muito unidas e alinhadas com foco no trabalho conjunto. Os advogados catarinenses querem uma OAB representativa, compartilhada e participativa, voltada tanto para pequenos quanto médios e grandes escritórios, e que esteja ao lado do advogado no dia a dia. "A Ordem dos Advogados do Brasil não pode ter partido, tem que ser independente e de todos. E, para isso, precisamos estar unidos e fortalecer os advogados, resgatando nossa dignidade. Vamos juntos lutar por nós nos próximos três anos de gestão", destacou.

Hélio firmou o compromisso de gerir a OAB para todos. "Queremos a ordem independente não se curvando a partidos políticos, vamos fazer uma gestão compartilhada com todos os advogados, priorizando o jovem profissional e fortalecendo o pequeno e médio escritório. Temos o compromisso de trabalhar com a paridade entre homens e mulheres na diretoria da OAB, e com mais autonomia financeira e administrativa às subseções, pois os advogados estão em todas as regiões do Estado, não apenas na Capital", afirma Brasil.


Registro em cartório

A chapa 01 registou em cartório da Capital as principais propostas de campanha como garantia de que o que está propondo será realizado. São 67 propostas divididas nas seções: OAB, Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC), Conselho Federal da OAB (CFOAB) e Escola Superior da Advocacia (ESA).

Na OAB, que conta com 23 propostas, o candidato quer representar o interesse de todos os advogados catarinenses, lutando para que a OAB exerça papel de destaque na defesa intransigente dos direitos individuais e no combate contra graves ameaças que atentem à Democracia, recuperando o espaço na discussão sobre os grandes temas de interesse da sociedade e da classe como um todo. Também irá trabalhar na descentralização e autonomia financeira das subseções, no combate à criminalização da advocacia, no controle orçamentário democrático, na fiscalização descentralizada, na redução de taxas de determinados serviços praticados pela OAB/SC e na luta pela valorização da advocacia e dos advogados, além de fazer uma gestão transparente e apartidária.

Junto à CAASC foram registradas 26 propostas voltadas aos advogados, entre elas destaque para plano de saúde acessível, campanha de vacinação gratuita, auxílio aos enfermos e campanhas de saúde com a criação de um calendário anual da saúde com ações que informem sobre doenças e incentivem a realização de exames regulares e preventivos e exercícios físicos, assim como fortalecimento da saúde psicológica, odontológica e preventiva. "Para melhorar o dia a dia de trabalho dos advogados catarinenses vamos criar uma Biblioteca Virtual para disponibilizar o acervo de livros da Seccional com acesso rápido e sem custo; um aplicativo institucional, que contemple o catálogo e facilite a busca pelos de serviços e convênios ofertados pela CAASC; e um Guia Eletrônico da Advocacia Catarinense para que todos os advogados sejam facilmente localizados para prestação de serviços. Trabalharemos com foco no apoio contábil, aprimoramento do sistema de "hotel de trânsito", e, para o lazer, a promoção dos "Jogos da Advocacia", evento esportivo anual, com diversas modalidades desportivas", explica Leandro Rachadel, candidato à presidência da CAASC. Outra novidade é a criação de uma Central de Oportunidades para aproximar advogados disponíveis no mercado de trabalho, criando novas parcerias a partir da divulgação de vagas.

Em relação às propostas voltadas ao CFOAB, Hélio enfatizou a eleição direta ao Conselho Federal, candidaturas avulsas aos Conselhos Estadual e Federal, participação democrática para tomada de decisões acerca de temas de grande repercussão para a advocacia e publicidade da atuação catarinense no Conselho Federal. O combate a proliferação dos cursos de direito no Brasil e o fim da inscrição suplementar, garantindo aos advogados o direito de atuar em qualquer parte do país mediante utilização de uma única credencial, são propostas duas propostas interessantes e que ganham destaque em âmbito nacional.

Para Escola Superior da Advocacia as propostas são voltadas ao aperfeiçoamento profissional, com a criação de novos cursos nas diversas áreas do direito trazendo conhecimento atualizado e da melhor qualidade aos advogados, curso de Pós Graduação voltado a prática da advocacia, cursos de inclusão digital, de gestão e de idiomas.


Chapa 01

A chapa 01 é composta por advogados das diferentes regiões do Estado. Confira:


DIRETORIA OAB/SC

Presidente: Hélio Rubens Brasil (Florianópolis)

Vice-Presidente: Andréia Dota Vieira (Criciúma)

Secretária Geral: Carla da Silva Machado Kretzer (Florianópolis)

Secretário Adjunto: Leonardo Moll (Joinville)

Tesoureiro: Renato Felipe de Souza (Itajaí)


DIRETORIA CAASC

Presidente: Leandro Bernardino Rachadel (Palhoça)

Vice-Presidente: Giovana Caporal Menegotto (Florianópolis)

Secretário Geral: Marcos Antonio Santos Oliveira (Chapecó)

Secretária Adjunto: Caroline Schneider Izidoro (Blumenau)

Tesoureira: Ana Elisa Mamfrim Farias (Navegantes)


CONSELHO FEDERAL

Marcio Luiz Fogaça Vicari (Florianópolis)

Renato Munhoz (Brusque)

Eliana Maria Cordeiro Zimmermann (Blumenau)

Karina Blanco Fernandes (Chapecó)

Michele Kroetz (Joinville)

Bruno Peron (Rio do Sul)






logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br