Poder SC 067: Bolsonaro no PL

Bolsonaro no PL

Ainda longe do prazo final de filiações partidárias para disputar 2022, o presidente da República Jair Bolsonaro sinaliza que deve ingressar mesmo no PL do senador Jorginho Mello. A decisão, se levada até o fim, fortalece os planos de Mello para disputar o governo do Estado. De quebra, poderá fazer palanque para o presidente e para a chapa de candidatos que vem construindo. A possível decisão de Bolsonaro tem algumas implicações. Ele havia negociado o ingresso com o PP, seu antigo partido, mas prefere o PL, parceiro dos Progressistas na composição do Centrão, uma sigla que tem menos caciques e menos entraves regionais para construção da candidatura nacional. Bolsonaro terá mais liberdade no PL do que teria no PP. Mas outro fator é destaque: o ingresso num partido de médio porte, já que o presidente considerava os pequenos Patriota e PTB há alguns meses. Em vez de uma sigla bolsonarista para crescer do zero, a escolha é por um partido já enraizado e com nomes conhecidos em muitos estados. A Aliança pelo Brasil, aquele sonho de 2019, ficou mesmo em 2019.


Podemos

Insuflado pela chegada do ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro à sigla, o Podemos tenta alavancar o nome nacional a partir dos dividendos da operação Lava-Jato. Não é de hoje que o partido liderado pelo senador Álvaro Dias (PR) usa o combate à corrupção como principal bandeira. Além de Moro, há a possibilidade do ex-procurador do MPF Deltan Dallagnol concorrer também em 2022. Mais do que dois nomes, Moro e Dallagnol podem ser puxadores de votos para garantir desempenho.


A chegada do presidente da Alesc, Mauro de Nadal (MDB), ao governo do Estado é mais um capítulo do casamento entre o governo Moisés e o Parlamento. Em outros tempos, Moisés fez de tudo para que o líder da Alesc (Julio Garcia, à época) não ocupasse a cadeira. Agora, o entendimento abre espaço na Casa d'Agronômica, além de sorrisos de ambos os lados.


O deputado Bruno Souza (Novo) tem realizado convocações para o congresso #SCLivre, que acontecerá em dezembro, na Capital. O encontro promete ser uma reunião de lideranças liberais que sustentam a ideologia do Novo. O principal objetivo é fomentar a participação e as ideias liberais pelo Estado, a partir da teoria, para chegar à prática.




A Poder SC é uma coluna impressa semanal da Agência Adjori/SC de Jornalismo. Atualmente, a veiculação acontece em mais de 30 jornais associados em todas as microrregiões de Santa Catarina. A coluna traz conteúdos relevantes da política estadual e dos poderes constituídos.



Alguns jornais da lista de publicação:

A Semana (Curitibanos)

A Tribuna do Vale (Rio do Campo)

Cabeço Negro (Apiúna)

Correio dos Lagos (Anita Garibaldi)

Correio Francisquense (São Francisco do Sul)

Correio Otaciliense (Otacílio Costa)

Destaque Regional (São Lourenço do Oeste)

Diário de RioMafra (Mafra)

Diário do Planalto (Canoinhas)

Folha da Serra (Lages)

Folha de Itaiópolis (Itaiópolis)

Folha de Videira (Videira)

Folha do Oeste (São Miguel do Oeste)

Folha Regional (Tubarão)

Gazeta do Vale (Balneário Arroio do Silva)

Imprensa do Povo (Pinhalzinho)

Informe (Caçador)

Jornal Cidadela (Joaçaba)

Jornal da Fronteira (Dionísio Cerqueira)

Jornal do Sul (Turvo)

Jornal Metas (Gaspar)

Jornal Nortesul (Passo de Torres)

Jornal Novoeste (Maravilha)

Nosso Rincão (Balneário Rincão)

Notícia do Litoral (Bombinhas)

O Celeiro (Campos Novos)

O Falcão (Abelardo Luz)

O Momento (Lages)

Sul Catarinense (Balneário Gaivota)

Testo Notícias (Pomerode)

Tribuna SC (Braço do Norte)

Vale do Norte (Ibirama)





logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br