Poder SC 067 - As certezas de Paulinha

As certezas de Paulinha

Além do futuro partidário do governador Carlos Moisés da Silva e do presidente Jair Bolsonaro, a política catarinense tem outro ponto de interrogação na cabeça: qual será o futuro da deputada Paulinha. A ex-prefeita de Bombinhas, que militou por mais de duas décadas no PDT, foi expulsa da sigla por assumir a liderança de governo na Assembleia Legislativa (Alesc). Desde então, coleciona convites de líderes partidários catarinenses, mas a composição da chapa e o projeto para o Executivo podem ser uma pedra no sapato. Paulinha quer (e vai) apoiar a reeleição de Carlos Moisés. Para isso, evitará ingressar em algum partido com projeto diferente. Para a parlamentar, Moisés mostrou que é "sério" e "honesto" e tem na distribuição de recursos para as prefeituras um dos pontos fortes da gestão estadual. O apoio à reeleição pode ocorrer em uma sigla diferente da do governador, apoio suprapartidário que ela já havia praticado durante os processos de impeachment contra ele. "Eu fui muito incompreendida, muito criticada naquela época, e está aí hoje o resultado que não me permite me arrepender, pelo contrário [...] Eu sabia que eu estava certa. Está aí a prova [risos]", diz.


Valorização feminina

Deputada de destaque na legislatura com o maior número de mulheres da história da Alesc, Paulinha ajudou a construir políticas públicas voltadas a elas. Além da Procuradoria da Mulher, que atua na vertente jurídica e política, o grupo também criou, com parcerias, o Observatório da Violência contra a Mulher. A geração de dados e análise constante será o trunfo para avaliar e propor novas políticas públicas. Isso porque a lei muda rapidamente, mas o machismo estrutural demanda mais tempo.


A Alesc realizou na semana passada uma sessão especial em comemoração aos 50 anos da Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc). A entidade congrega quase 150 associações municipais, que representam 34 mil empresas e geram mais de 2 milhões de empregos diretos.


O proponente foi o deputado Milton Hobus (PSD), que já presidiu a associação empresarial de Rio do Sul. "É um momento de muito orgulho prestar essa homenagem a essa federação que representa as associações que tiveram contribuição direta para o êxito da economia de nosso estado", afirmou.



A Poder SC é uma coluna impressa semanal da Agência Adjori/SC de Jornalismo. Atualmente, a veiculação acontece em mais de 30 jornais associados em todas as microrregiões de Santa Catarina. A coluna traz conteúdos relevantes da política estadual e dos poderes constituídos.


Alguns jornais da lista de publicação:

A Semana (Curitibanos)

A Tribuna do Vale (Rio do Campo)

Cabeço Negro (Apiúna)

Correio dos Lagos (Anita Garibaldi)

Correio Francisquense (São Francisco do Sul)

Correio Otaciliense (Otacílio Costa)

Destaque Regional (São Lourenço do Oeste)

Diário de RioMafra (Mafra)

Diário do Planalto (Canoinhas)

Folha da Serra (Lages)

Folha de Itaiópolis (Itaiópolis)

Folha de Videira (Videira)

Folha do Oeste (São Miguel do Oeste)

Folha Regional (Tubarão)

Gazeta do Vale (Balneário Arroio do Silva)

Imprensa do Povo (Pinhalzinho)

Informe (Caçador)

Jornal Cidadela (Joaçaba)

Jornal da Fronteira (Dionísio Cerqueira)

Jornal do Sul (Turvo)

Jornal Metas (Gaspar)

Jornal Nortesul (Passo de Torres)

Jornal Novoeste (Maravilha)

Nosso Rincão (Balneário Rincão)

Notícia do Litoral (Bombinhas)

O Celeiro (Campos Novos)

O Falcão (Abelardo Luz)

O Momento (Lages)

Sul Catarinense (Balneário Gaivota)

Testo Notícias (Pomerode)

Tribuna SC (Braço do Norte)

Vale do Norte (Ibirama)





logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br