Poder SC 054 - O ninho tucano

Arquivos

O ninho tucano

Em visita a Florianópolis para promover a campanha de pré-candidato à presidência da República nas prévias do PSDB, o governador paulista João Doria encontrou o ninho tucano dividido. Parte do partido em Santa Catarina apoia o nome de Doria. Outra parte não disfarça a preferência pelo governador gaúcho Eduardo Leite. Após o fim do encontro, que ocorreu no último final de semana, não houve manifestação formal do partido ou da bancada em apoio a Doria, como havia acontecido no Paraná, horas antes. A divisão no cenário nacional é natural, pelo perfil dos candidatos, mas o tucanato catarinense não está apenas dividido na questão federal: o cenário estadual é de compasso de espera e definição. Enquanto a cúpula do partido sinaliza apoio à pré-candidatura de Gelson Merisio ao governo do Estado, muitos tucanos da base da sigla manifestam desejo da participação do prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro. O próprio Salvaro diz que há consenso pelo nome de Merisio, mas isso não está claro para outras lideranças. O ex-senador Paulo Bauer, por exemplo, diz que não ouviu de Merisio a intenção de concorrer ao governo. Um dos prefeitos do partido diz que as prévias podem ser uma boa ideia, assim como ocorre na esfera federal. O consenso mesmo é de que está cedo para decidir sobre a candidatura estadual: o PSDB catarinense não tem pressa.


"A POPULAÇÃO quer saber sobre vacinas. Quem discute eleições nesse momento somos nós, os políticos", disse Doria, em Santa Catarina, após ser questionado sobre a construção de uma pré-candidatura em meio à antecipação das campanhas. Falta mais de ano para as eleições.


DORIA não se constrangeu a realizar duras críticas ao presidente Jair Bolsonaro, mesmo em um estado considerado bolsonarista. Disse aos correligionários que o negacionismo do governo federal frente à pandemia custou muitas vidas e chamou o presidente de "imbecil".


NO ANO em que completa 40 anos de história, a Associação dos Jornais do Interior de SC (Adjori/SC), maior entidade de jornais impressos e online de Santa Catarina, lançou uma sondagem especial que vai ouvir a população sobre os serviços públicos. A enquete está disponível no link: cutt.ly/tQDcAo9 .


DÁRIO Berger, que disputará as prévias do MDB ao governo, diz que vai seguir a sugestão da bancada estadual, que prefere definir o nome somente em 2022. Tudo para garantir a governabilidade de Moisés por mais tempo, embora não haja compromisso da bancada com a reeleição do governador.




A Poder SC é uma coluna impressa semanal da Agência Adjori/SC de Jornalismo. Atualmente, a veiculação acontece em mais de 30 jornais associados em todas as microrregiões de Santa Catarina. A coluna traz conteúdos relevantes da política estadual e dos poderes constituídos.


Alguns jornais da lista de publicação:

A Semana (Curitibanos)

A Tribuna do Vale (Rio do Campo)

Cabeço Negro (Apiúna)

Correio dos Lagos (Anita Garibaldi)

Correio Francisquense (São Francisco do Sul)

Correio Otaciliense (Otacílio Costa)

Destaque Regional (São Lourenço do Oeste)

Diário de RioMafra (Mafra)

Diário do Planalto (Canoinhas)

Folha da Serra (Lages)

Folha de Itaiópolis (Itaiópolis)

Folha de Videira (Videira)

Folha do Oeste (São Miguel do Oeste)

Folha Regional (Tubarão)

Gazeta do Vale (Balneário Arroio do Silva)

Imprensa do Povo (Pinhalzinho)

Informe (Caçador)

Jornal Cidadela (Joaçaba)

Jornal da Fronteira (Dionísio Cerqueira)

Jornal do Sul (Turvo)

Jornal Metas (Gaspar)

Jornal Nortesul (Passo de Torres)

Jornal Novoeste (Maravilha)

Nosso Rincão (Balneário Rincão)

Notícia do Litoral (Bombinhas)

O Celeiro (Campos Novos)

O Falcão (Abelardo Luz)

O Momento (Lages)

Sul Catarinense (Balneário Gaivota)

Testo Notícias (Pomerode)

Tribuna SC (Braço do Norte)

Vale do Norte (Ibirama)




logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br