Poder SC 041: O pós-impeachment

O pós-impeachment

Diz-se no interior que é no andar da carruagem que as melancias se ajeitam. Esse é o espírito político na Assembleia Legislativa de SC (Alesc) no pós processo de impeachment contra o governador Carlos Moisés da Silva. O apoio dado por bancadas, prefeitos e partidos a Moisés no julgamento do último dia 7 vai ficando para trás e novas rodadas de negociações políticas vão dando o tom daqui em diante. O PT, por exemplo, que deu o voto de salvação ao governador, deve se ajustar à oposição e abrir divergência na reforma da Previdência e outras pautas que envolvam trabalhadores. O MDB, que ocupa cargos no primeiro escalão e também forneceu um voto de apoio, deve bater o pé para que o Estado garanta recursos aos municípios. O primeiro embate é a derrubada do veto sobre a destinação de recursos estaduais para rodovias federais. Apesar da derrubada ser algo natural, alguns parlamentares devem aproveitar para cobrar a manutenção das rodovias estaduais antes de dar o apoio ao governo.


O ADEUS A CASILDO


Foto: Daniel Conzi/Agência AL/


Líder ao modo clássico do MDB, Casildo Maldaner, ex-governador e ex-senador, foi velado e cremado na terça-feira (18), em Florianópolis, após luta contra um câncer. Tinha 79 anos. Por tanto tempo na política e no mesmo partido, fez do MDB catarinense um pouco de si. A pandemia e consequente necessidade de protocolos de distanciamento fizeram o velório ser um evento atípico aos costumes emedebistas, com pouco contato e sem muito público. Casildo deixa a vida como presidente de honra do partido. O presidente de fato, seu irmão e deputado federal Celso Maldaner, liderou as homenagens.


O DIA foi de honras de políticos, empresários, entidades e instituições pela morte de Casildo Maldaner. O governador Carlos Moisés da Silva decretou luto oficial de sete dias e disse que Casildo "conquistou a admiração e respeito de todos nós" e citou o bom humor do antigo político.


"UMA grande tristeza ter que me despedir de você, meu irmão, meu guia, meu presidente de honra da nossa fortaleza política e democrática. Fique na paz e na luz, meu irmão", do deputado federal Celso Maldaner, irmão mais novo de Casildo, durante o velório.


A Poder SC é uma coluna impressa semanal da Agência Adjori/SC de Jornalismo. Atualmente, a veiculação acontece em mais de 20 jornais associados em todas as microrregiões de Santa Catarina. A coluna traz conteúdos relevantes da política estadual e dos poderes constituídos. Veja todas as edições.





logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br