Poder SC 039 - Moisés retorna mais uma vez

Foto: Murici Balbinot

Arquivos

Moisés retorna mais uma vez

Nenhum julgador do Tribunal Especial de Julgamento do Impeachment mudou de posição e o governador Carlos Moisés da Silva voltou ao comando de Santa Catarina. Após a notificação oficial, Moisés falou à imprensa de forma séria e consternada - no outro retorno, em outubro passado, o sentimento aparente era de alívio. A posição é interessante: Moisés não tem o que comemorar, já que seus projetos foram paralisados, seu secretariado demitido, e o teve o trabalho interrompido. Ele tem pressa para consolidar novamente o governo. Para além de um retorno ao cargo, deu um sinal de força política, que é o retorno imediato de todos os secretários e membros de segundo escalão. Isso mostra que o governo está em sincronia e a equipe está com ele. Além da força dentro do governo, mostrou força na Assembleia, com a manutenção dos votos de Marcos Vieira (PSDB), José Milton Scheffer (Progressistas), Valdir Cobalchini (MDB) e Fabiano da Luz (PT), apesar de todo o assédio.


Fogo amigo

Mas não é possível deixar de notar que toda a insegurança política das últimas semanas foi causada porque a vice-governadora, com quem Moisés dividiu chapa em 2018, atuou para criar o próprio governo. Daniela não se preocupou em manter os nomes de Moisés e fez trocas profundas na equipe. As consequências estão aí e serão enfrentadas pelo governador. A começar pelo projeto de recursos estaduais para BRs. Moisés propôs, a Alesc aprovou, e Daniela vetou. O governador já admitiu que vai atuar para derrubar o veto. Se quiser disputar 2022, terá que pensar melhor na escolha de vice.


Ganham força em Santa Catarina os quatro parlamentares que votaram com Moisés. Apesar dos ataques do grupo pró-Daniela, a fidelidade ao projeto do governador pode virar moeda de troca em pleitos e demandas lá na frente. 


Após o retorno, Moisés fez uma fala dura sobre o Tribunal do Impeachment. Afirmou que todo ele foi político - inclusive os desembargadores - e que deve servir de lição para as próximas gerações. Nisso está certo: Santa Catarina não ganhou em nada com os processos de impeachment.



A Poder SC é uma coluna impressa semanal da Agência Adjori/SC de Jornalismo. Atualmente, a veiculação acontece em mais de 20 jornais associados em todas as microrregiões de Santa Catarina. A coluna traz conteúdos relevantes da política estadual e dos poderes constituídos. Veja todas as edições.





logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br