Poder SC 036: Daniela antagoniza

Foto: Murici Balbinot/Arquivo

Arquivos

Daniela antagoniza

A disputa interna entre o governador afastado Carlos Moisés da Silva e a governadora interina Daniela Reinehr, que até então acontecia de maneira discreta, chegou ao status de 'lavação de roupa suja' quando ela solicitou apuração sobre o caso dos respiradores - justamente o motivo dele estar afastado. Daniela já havia feito decisão semelhante da outra vez, quando anulou o ato da equiparação salarial dos procuradores: ela não perde a chance de antagonizar com Moisés. Daniela desconversa sobre a busca de mais um voto no tribunal misto, o que garantiria sua permanência, mas faz acenos ao Parlamento com nomeação de cargos e atendimento de demandas. Por outro lado, Moisés tem a promessa dos quatro parlamentares que votaram com ele de que a decisão será mantida. Com isso, salva-se da cassação. O tempo agora é aliado de Daniela: quanto mais demorado o novo julgamento, mais terá acesso a informações, a recursos, e mais decisões passarão por sua mão.


PÉ ESQUERDO

Daniela exonerou o secretário da Fazenda, Paulo Eli, que vinha liderando o grupo do Executivo pela recuperação econômica e em constante diálogo com os presidentes das federações empresariais. No mesmo dia, os empresários emitiram uma nota pedindo o mínimo de trocas possíveis, o que foi encarado como uma reação imediata à substituição de Eli. Embora o ex-secretário goste de uma medida para aumentar a receita, era bem visto pelo trânsito político, coisa que não se encontrava na pasta do Desenvolvimento Econômico.


- O MPF pediu o arquivamento do inquérito contra Moisés por não encontrar clara participação do govenador na compra. Apesar de parecer uma notícia boa para ele, o órgão escreveu que Moisés "poderia e deveria" ter agido para prevenir o dano ao erário público. A salvação do processo criminal não isenta de crime de responsabilidade.


- ALIADOS do governador Carlos Moisés afirmam que o projeto que prevê recursos para rodovias federais aprovado pela Alesc na semana passada não teria o mesmo texto caso houvesse uma liderança de governo. O entendimento é de que os deputados aproveitaram a fragilidade do Executivo para passar a pauta própria. Nesse e em outros projetos também.



A Poder SC é uma coluna impressa semanal da Agência Adjori/SC de Jornalismo. Atualmente, a veiculação acontece em mais de 20 jornais associados em todas as microrregiões de Santa Catarina. A coluna traz conteúdos relevantes da política estadual e dos poderes constituídos.




logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br