Logo Jornal

Quarta-Feira, 28 de Fevereiro de 2024




Brasília

PT catarinense e Goetten querem liberação de FGTS para população de 14 municípios afetados pela chuva

Visite nossa rede social @rcnonline_sc

Apoiador de Jair Bolsonaro (PL) se une a Pedro Uczai e Ana Paula Lima, ambos do PT, para cobrar recursos que viabilizem a retomada econômica. O Ministério do Trabalho estuda a viabilidade

PT catarinense e Goetten querem liberação de FGTS para população de 14 municípios afetados pela chuva
Foto: Divulgação/Assessoria Parlamentar
-

O deputado federal Jorge Goetten (PL) esteve em audiência com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, nesta quinta-feira (7) pedindo a liberação do FGTS para toda a população dos municípios em situação de calamidade pública em decorrência das enchentes no estado. Os deputados Pedro Uczai (PT) e Ana Paula Lima (PT) também estiveram na reunião.

Pelo menos 14 cidades do Alto Vale ja estão com processo em andamento para os moradores fazerem o pedido do saque. Os deputados também alertaram que a previsão é de mais chuva para os próximos meses.

A prefeita de Trombudo Central, Geovana Gessner (MDB) acompanhou a reunião e disse que mais de mil residências foram atingidas no municípios. “As pessoas saíram só com a roupa do corpo. A gente tem recebido ajuda tanto do Governo Federal quanto Estadual. Mas o nosso povo tem uma grande esperança no FGTS”, relatou.

O ministro do Trabalho explicou que como a legislação contempla apenas aqueles que comprovarem danos materiais, o pedido tem falta de previsão legal e seria necessário a elaboração de uma Medida Provisória(MP) por parte do Poder Executivo.
O Ministério garantiu que, levando em consideração os argumentos apresentados pelas lideranças, vai realizar um estudo de impacto junto com a Caixa Econômica Federal para verificar a viabilidade da liberação do Fundo.
O deputado Jorge Goetten pediu que os municípios tenham uma resposta até a próxima semana, diante da urgência do assunto.

logo_rodape

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br