Logo Jornal

Domingo, 3 de Março de 2024




Defesa legal

PEC da deputada Júlia Zanatta (PL) garante sustentação oral de advogados nos tribunais

Visite nossa rede social @rcnonline_sc

PEC da deputada Júlia Zanatta (PL) garante sustentação oral de advogados nos tribunais
Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados
- Deputada federal Júlia Zanatta (PL)

Diante das recentes polêmicas envolvendo ministros do STF e alertas de advogados quanto à violação de garantias da ampla defesa, a deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC) apresentou a PEC das Prerrogativas e está recolhendo assinaturas para sua tramitação. A proposta inclui os direitos inerentes à advocacia expressamente na Constituição Federal e prevê o fim dos vetos à sustentação oral nos tribunais superiores.

“Não podemos admitir que um ministro do STF cale a voz da advocacia e deboche de notinhas da OAB, como recentemente assistimos o ministro Alexandre de Moraes se portando em uma sessão televisionada sem a mínima vergonha. O Estado Democrático de Direito precisa ser preservado diante das vontades de quem está sentando na cadeira de ministro. A política do ‘Eu sou a lei’ remete ao sistema absolutista, à ditaduras, ao fim da democracia. Não admitiremos esse retrocesso”, afirma Zanatta.

O episódio envolvendo a recusa de Moraes para conceder uma sustentação oral não foi bem recebido por advogados. A justificativa também não agradou, Moraes usou o regimento interno do STF para sobrepor garantias constitucionais. A deputada Julia Zanatta afirma que sua PEC evitará que esse tipo de situação volte a ocorrer. “Precisamos ser firmes para barrar abusos de qualquer ordem que inflem o poder do Estado e enfraqueçam a advocacia e o cidadão”, concluiu.

A PEC das Prerrogativas precisa da assinatura de 171 parlamentares para prosseguir sua tramitação no Congresso Nacional. A deputada catarinense informou que a proposta já inicia com o apoio de cerca de 20 deputados.

logo_rodape

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br